Desafio
Citação de Sidnei Giovani Vermundes em julho 14, 2025, 7:13 pmCom toda certeza sim- Isso sempre me acontece com conversar por exemplo do whatsapp ou posts nas redes sociais onde eu interpreto de uma forma, mas após ler comentarios de terceiros, eu perceber que tive uma intepretação equivocada. Pode se dizer que é uma associação a imagem, pelo fato de ser uma rede social, onde envolve o visual em primeiro momento, logo após a interpretação.
Mas se isso não servir como exemplo- Podemos então falar sobre outras situações como por exemplo, quando voce anda em um beco e "Vê um cachorro"
mas quando chega, é apenas um saco de lixo que esta ali, ou quando voce acorda e vê sua toalha pendurada, e se assusta imaginando que poderia ser qualquer outra coisa. Menos uma toalha. OU, ate mesmo quando voce esta na rua confunde alguém que é muito semelhante, a algum conhecido.
O importante é nunca se preocipitar em situações assim, e quando/se acontecer, tentar levar numa boa, e no final ate pode virar uma bela historia engraçada pra contar aos amigos.
Com toda certeza sim- Isso sempre me acontece com conversar por exemplo do whatsapp ou posts nas redes sociais onde eu interpreto de uma forma, mas após ler comentarios de terceiros, eu perceber que tive uma intepretação equivocada. Pode se dizer que é uma associação a imagem, pelo fato de ser uma rede social, onde envolve o visual em primeiro momento, logo após a interpretação.
Mas se isso não servir como exemplo- Podemos então falar sobre outras situações como por exemplo, quando voce anda em um beco e "Vê um cachorro"
mas quando chega, é apenas um saco de lixo que esta ali, ou quando voce acorda e vê sua toalha pendurada, e se assusta imaginando que poderia ser qualquer outra coisa. Menos uma toalha. OU, ate mesmo quando voce esta na rua confunde alguém que é muito semelhante, a algum conhecido.
O importante é nunca se preocipitar em situações assim, e quando/se acontecer, tentar levar numa boa, e no final ate pode virar uma bela historia engraçada pra contar aos amigos.
Citação de paulolima em julho 15, 2025, 1:36 amA Gestalt possibilta, através da soma das partes e suas particularidades estabelecer o elo com o todo, trazendo luz a realidade instrínseca e sendo assim possível verbalizar e entender que as partes são na verdade o todo como resposta e que esse todo é indispensável justamente porque une-se as partes ao todo e com isso é capaz de mudar formas e pensamentos antes ignorados pelo indivíduo.
A Gestalt possibilta, através da soma das partes e suas particularidades estabelecer o elo com o todo, trazendo luz a realidade instrínseca e sendo assim possível verbalizar e entender que as partes são na verdade o todo como resposta e que esse todo é indispensável justamente porque une-se as partes ao todo e com isso é capaz de mudar formas e pensamentos antes ignorados pelo indivíduo.
Citação de Pedro Henrique Moreschi em julho 15, 2025, 2:09 pmAo olhar primeiramente identifico uma festa, após fazer uma analise mais profunda observo um casal que passou por varias coisas juntas e hoje se encontram na fase idosa.
Ao olhar primeiramente identifico uma festa, após fazer uma analise mais profunda observo um casal que passou por varias coisas juntas e hoje se encontram na fase idosa.
Citação de Maurobom em julho 26, 2025, 5:46 pmConsegui ver num primeiro olhar um casal e após um indivíduo com violão tocando para a moça do outro lado.
Consegui ver num primeiro olhar um casal e após um indivíduo com violão tocando para a moça do outro lado.
Citação de riclimaraujo em julho 28, 2025, 8:30 pmMinha mente não capta apenas partes isoladas, mas busca automaticamente formar padrões, completar figuras e dar sentido ao que vejo, ouço e sinto. Ou seja, interpreto o ambiente a partir da relação entre os elementos, e não apenas pelos elementos em si. Isso me permite compreender o mundo de forma mais coerente, mesmo diante de estímulos incompletos ou ambíguos.
Minha mente não capta apenas partes isoladas, mas busca automaticamente formar padrões, completar figuras e dar sentido ao que vejo, ouço e sinto. Ou seja, interpreto o ambiente a partir da relação entre os elementos, e não apenas pelos elementos em si. Isso me permite compreender o mundo de forma mais coerente, mesmo diante de estímulos incompletos ou ambíguos.
Citação de leandrosllv em julho 29, 2025, 9:08 pmImagem muito interessante a primeira vista! A princípio não tive dúvidas em observar um casal, já de idade adiantada, se entreolhando, mas depois - atentando aos detalhes - consegui observar duas pessoas envolvidas com música (uma com um instrumento e outra com uma garrafa, ambas envolvidas na atividade) e uma terceira saindo de uma porta. Essas observações mudam completamente o significado da imagem e dependem muito do ponto de vista que se quer transmitir
Imagem muito interessante a primeira vista! A princípio não tive dúvidas em observar um casal, já de idade adiantada, se entreolhando, mas depois - atentando aos detalhes - consegui observar duas pessoas envolvidas com música (uma com um instrumento e outra com uma garrafa, ambas envolvidas na atividade) e uma terceira saindo de uma porta. Essas observações mudam completamente o significado da imagem e dependem muito do ponto de vista que se quer transmitir
Citação de Helenice Ribeiro da Silva em julho 31, 2025, 9:01 pmEssa figura apresenta em si, o TODO que é o casal de idosos cujas faces delineiam uma taça e as PARTES, figuras inclusas de outro casal, uma mulher à porta e uma garrafa que formam os detalhes do TODO.
Essa figura apresenta em si, o TODO que é o casal de idosos cujas faces delineiam uma taça e as PARTES, figuras inclusas de outro casal, uma mulher à porta e uma garrafa que formam os detalhes do TODO.
Citação de Juliana da Mata machado em agosto 6, 2025, 1:46 amAs mudanças e decisões na Gestalt (como as ligadas às finanças, autossabotagem, grupos, novos caminhos) fazem sentido para o meu contexto total de vida, e não apenas como resposta a uma parte isolada do meu ser. Olhar de modo integrado sustentado claro, presença e escolhas mais autênticas e sustentáveis.
As mudanças e decisões na Gestalt (como as ligadas às finanças, autossabotagem, grupos, novos caminhos) fazem sentido para o meu contexto total de vida, e não apenas como resposta a uma parte isolada do meu ser. Olhar de modo integrado sustentado claro, presença e escolhas mais autênticas e sustentáveis.
Citação de Camila Arantes Sardinha Rodstein em agosto 7, 2025, 1:57 pmEm um primeiro momento, enxerguei a imagem integrada, com a figura de um casal de idosos de frente um para o outro sob uma luminária e como que dividindo um cobertor ou uma mesma roupa. Em seguida, ao olhar para os detalhes da imagem, enxerguei dois portais abaulados, uma estátua, uma cortina, dois homens com chapéu, uma tocar viola, o outro, com uma garrafa de vidro a seu lado. Assim como a proposta da Gestalt, quando enxergamos os detalhes que formam esse todo, temos percepções diferentes de uma mesma situação.
Em um primeiro momento, enxerguei a imagem integrada, com a figura de um casal de idosos de frente um para o outro sob uma luminária e como que dividindo um cobertor ou uma mesma roupa. Em seguida, ao olhar para os detalhes da imagem, enxerguei dois portais abaulados, uma estátua, uma cortina, dois homens com chapéu, uma tocar viola, o outro, com uma garrafa de vidro a seu lado. Assim como a proposta da Gestalt, quando enxergamos os detalhes que formam esse todo, temos percepções diferentes de uma mesma situação.
Citação de Itelvina Lana em agosto 8, 2025, 5:06 pmDo ponto de vista gestáltico, podemos perceber que a situação muda à medida que observamos com mais atenção os diferentes elementos da imagem.
Inicialmente, parece tratar-se de um casal de anciãos, mas, ao olhar com mais cuidado, identifiquei outro casal sentado, em que o homem é músico e está acompanhado de seu instrumento.A Gestalt nos ensina que o todo é mais do que a simples soma das partes. Isso significa que, em vez de focarmos apenas em detalhes isolados, somos convidados a observar o contexto como um todo — o que pode nos ajudar a compreender melhor as situações, as pessoas e até a nós mesmos.
Do ponto de vista gestáltico, podemos perceber que a situação muda à medida que observamos com mais atenção os diferentes elementos da imagem.
Inicialmente, parece tratar-se de um casal de anciãos, mas, ao olhar com mais cuidado, identifiquei outro casal sentado, em que o homem é músico e está acompanhado de seu instrumento.
A Gestalt nos ensina que o todo é mais do que a simples soma das partes. Isso significa que, em vez de focarmos apenas em detalhes isolados, somos convidados a observar o contexto como um todo — o que pode nos ajudar a compreender melhor as situações, as pessoas e até a nós mesmos.