Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 3 of 3

construir um bom relacionamento com o publico alvo, observar cultura, costumes, etc. E evangelizar dentro das observações contidas.

Curto prazo 1 ano: fazer projetos de evangelização em praças públicas, levando testemunhos, orações e exemplos de vida com Cristo e sem Cristo

Médio prazo 3 anos ou mais: fazer projetos de evangelização em presídios levando a palavra de Deus, é uma mensagem de esperança para que os detentos sintam que só o Senhor é o caminho a verdade e a vida e que há tempo pra tudo perante a Deus

Plano Pessoal de Missão 

Compreensão e aplicação dos componentes da formação missionária:
Ao longo do curso, compreendi que o chamado missionário vai além da evangelização: envolve discipulado, compaixão, serviço ao próximo e transformação integral de vidas, baseado nos princípios bíblicos do amor, da justiça, da comunhão e da esperança.

Metas de curto prazo (0 a 6 meses):

1. Evangelizar semanalmente pelo menos uma pessoa, seja na rua, no transporte público ou online.
  2. Criar um grupo de oração e discipulado com jovens da igreja local, reunindo-se quinzenalmente.
  3. Participar ativamente de ações sociais da igreja, oferecendo apoio espiritual e emocional.
  4. Aprofundar meu tempo devocional diário, buscando mais intimidade com Deus para ser sensível à Sua direção.

Metas de médio prazo (6 meses a 1 ano):

1. Desenvolver um projeto missionário local para alcançar jovens afastados da fé, com encontros mensais, uso de redes sociais e rodas de conversa.
  2. Capacitar-me continuamente por meio de cursos bíblicos e missiológicos, fortalecendo minha preparação.
  3. Viajar em uma missão de curto prazo, seja em outra cidade ou região, para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e servir em um novo contexto.
  4. Multiplicar líderes, incentivando outros irmãos a também assumirem um compromisso missionário em sua rotina.

Compromisso pessoal:
Comprometo-me a viver o evangelho com autenticidade, sendo uma influência positiva na minha família, escola, trabalho e igreja, lembrando que cada lugar onde estou é um campo missionário. Que tudo seja feito para a glória de Deus e por amor às almas.

Plano Pessoal de Missão 

Nome: Dirlene Nascimento

Curso: Formação Missionária 

Data: 22/07/2025

1. Visão Pessoal de Missão 

Como discípulo de Jesus Cristo, compreendo que a Missão não é apenas um evento ou tarefa isolada, mas um estilo de vida. Fui chamada para ser luz no mundo e sal na terra, refletindo o caráter de Cristo por meio das minhas atitudes,  palavras e ações. A missão começa no coração, transforma meu modo de viver e alcança minha comunidade e as nações. 

2. Princípios Missionários a Serem Aplicados 

• Compreensão da vocação missionária: Reconheço que todos os cristãos são chamados a viver em missão.
  • Conhecimento espiritual contínuo: Buscarei uma vida de oração, leitura da palavra e comunhão com Deus. 
  • Conhecimento bíblico e teológico: Me dedicarei ao estudo sistemático da Bíblia para comunicar o Evangelho com clareza.
  • Habilidades práticas: Desenvolverei competências como empatia, escuta ativa, ensino e liderança.
  • Sensibilidade cultural: Respeitarei as diferenças e buscarei contextualizar a mensagem do s com sabedoria e amor.

3. Metas de Curto prazo (3 a 6 meses)

Espiritual:

• Estabelecer um devocional diário com pelo menos 30 minutos de leitura bíblica e oração. 
  • Participar semanalmente de um grupo de discipulado ou célula.

Missão na Comunidade:

• Iniciar uma ação de Evangelismo com vizinhos ou pessoas próximas (por exemplo: visitas, distribuição de literatura ou oração nas casas).
  • Servir como voluntário em um projeto social local( creche, abrigo, ação como moradores de rua).

Formação:

• Concluir um módulo ou curso bíblico/ missional online ou presencial. 
  • Ler dois livros sobre missão e espiritualidade até o final do semestre.

4. Metas de Médio Prazo (6 meses a 1 ano).

Espiritual:

• Memorizar pelos menos 10 versículos chave relacionados à missão e ao discipulado.
  • Realizar um retiro pessoal de oração e planejamento espiritual. 

Missão local ou transcutural:

• Participar de uma viagem missionária de curto prazo (reginal ou nacional).
  • Desenvolver um pequeno projeto missionário com minha igreja ou comunidade.

Formação e liderança 

• Liderança um grupo de estudo biblico com foco em missão.
  • Compartilhar meu testemunho em pelo menos dois eventos ou cultos evangelísticos.

5. Compromisso Final

Me comprometo a viver de forma intencional a missão de Deus em minha vida diária,  buscando crescimento constante em minha fé,  sensibilidade ao próximo e dedicação ao serviço cristão. Sei que a missão começa onde estou, mas não termina aqui estarei disponível para onde Deus me enviar.

"A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."

(Isaías 6:8)

Plano pessoal de missões - 3 passos

1°- Ore ao Senhor um local na sua cidade onde possa exercer com seriedade e constância esse plano. Nem sempre o local que Deus te mostrará trará conforto a sua comodidade.

2°- Convide 5 pessoas para uma reunião quinzenal, liderada por você. Nesta reunião junte relacionamento com aprendizado bíblico. Seja sensato e compreensivo.

3°- Avance para um próximo lugar assim que você encontrar alguém com chamado para realizar o que você está realizando.

Projeto: Pequena análise de missões a curto e longo prazo.

Não podemos esquecer da história de missões dentro da bíblia e fora dela, digo fora como histórias que não entrou na bíblia. Existe missões direta e indireta,  ex: quando Estevão morreu apedrejado e a igreja de espalhou para África, Ásia e Europa, foi uma missão indireta, não foram porque alguém mandou e sim porque sentiram no coração de ir. Não se preparou e foi.

Paulo já foi fazer missões direta, ele se preparou antes.

Hoje não é diferente, muitos missionário estão no campo sem preparo, para um lado e ruim, para outro é bom. Por exemplo: no coração da Amazônia, quando chegou uma equipe para ir aos PNA, quando chegou lá, já tinha missionários lá, mas não constava no relatório de missões, essa tribo estava como PNA, por outro lado, quando você vai para uma tribo PNA, na África e lá vai sem conhecimento, de culturas aí acaba prejudicando a missão, foi o que aconteceu com um casal de missionários br, a mulher dele não conseguiu aceitar que as mulheres de lá, andavam de peitos de fora, fez algo péssimo, pediu camisas para elas, elas colocaram mais fizeram um buraco para ficar os seios de fora, fora outras questões culturais, tiveram que tirar eles de lá.

Então para começar um chamado missionário, primeiro tem que arder o coração,  aí essa pessoa vai se envolver em trabalhos de evangelismo e missões da igreja, vai começar a entender seu chamado, vai fazer coisas indiretas, então seu pastor, líder, vai observar e lógico vai entender seu chamado e colocar num curso, até porque é a função da igreja de preparar e discipular esse missionário, orar, vai colocar essa pessoa em testes, até ela se formar, aí vem outras áreas, que vai existir muita, mas muita oração, para fazer seu trabalho, seu projetos e apresentar a igreja, depois a agência missionária, para ir ao campo. Bom isso é só um resumo, tem muito mas, cada chamado é diferente.

Hoje contamos com vários tipos de missões e missionários.

O importante é se prepara e estar apto para Deus usar.

Existe: bases missionárias dentro das matas fechadas , desertos, Riachos, montanhas, como Oceania, Ásia, África e outros, ex: oceania, papua nova Guiné, são bases de apoio, muitas das vezes o missionário não vai na tribo, e sim ficar numa base de apoio. Seu projetos foi esse, intercessão para a missão, e olha que para mim é o maior triunfo numa missão, sem oração, esquece.

Existe: projetos de apoio de ajuda financeira, como, tribos de índios que não tem bíblia, ou o velho testamento na sua língua. Ou um índio pastor missionário que precisa de recursos para chegar às tribos, porque mora longe. Eu conheço, existe várias áreas em missões.

Então, hoje temos esses cursos que ajuda nossos ministérios, outra coisa é você que estar começando e no começo dessa jornada, sempre faça algo na sua igreja, mesmo que seu pastor te dê 5 minutos para falar de missões, tem igrejas que não tem essa visão, aí Deus vai te usar para abrir seus olhos, com obediência a seus líderes e com sabedoria, voce vai ser uma ponte, e sempre vai ter que estar com motivação, até porque se não consegue ter motivação na sua igreja, imagina num Campo missionário aonde a realidade lá é outra..

PreviousPage 3 of 3