Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumNeurociencia Clínica Terapeutica: Sistemas CognitivosDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 15 of 16Next

A Atenção.

Quando desequilibrada, ela é capaz de mexer com as outras áreas neurais.

Todos são fundamentais. Uma falha ou falta de desenvolvimento em um deles, pode nos causar dificuldades em nosso dia a dia.

Citação de IEVI em junho 23, 2025, 10:19 am

Acredito que todos porque o um compõem o outro e são de extrema importância para ter um vida saudável tanto física como emocional.

Todos formam um conjunto e precisamos de todos para o sistema cognitivo .

Na minha visão o componente do sistema cognitivo mais relevante no contexto atual da sociedade é o processamento da informação e a linguagem  na sociedade, vejo que muitos recebem as informações mas não  compreendem.

Todos devem estar alinhados para ter um bom desenvolvimento.

Na minha opinião,o componente do sistema cognitivo mais relevante no contexto da sociedade atual é o RACIOCÍNIO,porque com ele,chegamos em uma conclusão coerente.

Atenção o componente mais relevante dos sistemas cognitivos.

Embora percepção, memória e raciocínio sejam vitais, a atenção funciona como o filtro de controle e a porta de entrada para todos eles. Em uma "economia da atenção", a capacidade de exercer a atenção seletiva e sustentada é o que define o que de fato será processado, armazenado na memória de longo prazo e transformado em raciocínio crítico. Sem a regulação atencional, o indivíduo entra em sobrecarga cognitiva, tornando o processamento de informação superficial e suscetível a distorções e desinformação. Portanto, sustentar o foco tornou-se o principal gargalo — e trunfo — do funcionamento cognitivo humano na atualidade.

Na minha opniao, a atenção e o componente mais elevado dos sistemas cognitivos no atual da sociedade. vivemos em epocas marcadas pelo excesso de informaçoes ,notificaçoes constantes e estimulos digitais que disputam no concentração a todo momento. Por isso a capacidade de manter o foco e selecionar informaçoes realmente importante tornou se essencial para aprendizagem a tomada de decisoes e a resolução de problemas... A atenção influencia diretamente outros processos cognitivos como percepção a memoria o processamento de informaçoes e o raciocinio. temos que fortalecer a atenção é um dos maiores desafios da sociedade contemporanea pois ela serve de base para o funcionamento adequado dos demais componentes dos sitemascognitivos e contribui para a aprendizagem mais significativa e para melhorar a quaçllidade de vida...quando conseguimos manter a atenção aprendemos melhor armazenamos informaçoes com mais eficiencias e desenvolvemos um pensamento critico e ja na falta de atenção pode desenvolver e comprometer o desempenho academico profissional e ate os relacionamentos interpessoais.

A atenção na minha visão tem maior relevância, pois direciona determinados focos, e consequentemente nos trará a percepção.Aquilo que dirigimos nossa atenção tem maior relevância

PreviousPage 15 of 16Next