Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumNeurociencia Clínica Terapeutica: Neuropsicofarmacologia BásicaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 7 of 7

Os medicamentos agem através dos neurônios e eletricidade, o cérebro funciona como uma máquina eletroquímica. Os neurotransmissores como dopamina, serotonina, glutamato e noradrenalina  e GABA, agem em pontos específicos, um controla prazer, o humor, aprendizagem, energia e o freio. Cada fármaco tem sua ação química destinada a determinada patologia.

O remédio altera a química, viaja pelo sangue, entra no cérebro e age na parte química(Aumentando os neurotransmissores nos espaços entre os neurônios). A eletricidade funciona como uma chave química que liga e desliga os circuitos elétricos dos neurônios.

Já eletricidade altera o sintoma: Essa mudança da  corrente elétrica dos neurônios acalma a amigdala e a ínsula, fazendo a ansiedade e a depressão ser regulada. Podemos colocar por exemplo a função do neurotransmissor serotonina, que regula o humor, um exemplo de fármaco a Fluoxetina .

A Neuropsicofarmacologia é a área que estuda a ação dos medicamentos sobre o cérebro, o sistema nervoso e os processos mentais, buscando compreender como essas substâncias influenciam emoções, pensamentos e comportamentos. Os psicofármacos atuam principalmente sobre neurotransmissores, como serotonina, dopamina, noradrenalina e GABA, regulando sua produção, liberação, captação ou ação nos neurônios. Ao favorecer o equilíbrio químico cerebral, esses medicamentos podem auxiliar na redução de sintomas relacionados à depressão, ansiedade, transtornos do humor, psicoses e outras condições, contribuindo para a melhora do funcionamento psíquico, emocional e da qualidade de vida.

A psicofarmacologogia ajuda no tratamento de transtornos mentais  e neurológicos, equilibrando  a química cerebral e melhorando a qualidade de vida dos usuários.

PreviousPage 7 of 7