Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

Page 1 of 37Next

O ser humano, independente de sua formação, credo ou classe social é um sujeito que percebe o mundo que o rodeia e tem condições de descrever o que está vendo. Conforme constatado, não vemos as partes, mas sim um todo. Independente da percepção que tenhamos, a experiência sempre será única.

Se olharmos uma imagem, por exemplo, vemos ela como uma coisa só? Mesmo que não seja compreensiva, buscamos percebê-la de outra forma para entendê-la?

Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela Carneiro, Andréa El and 3 other users have reacted to this post.
Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela CarneiroAndréa ElFrancisco Gomesmarcelopimentel81@gmail.comTamires Batista

Espera-se que você seja capaz de enxergar todos os elementos que compõem a imagem, tais como pássaros, folhas, estrela, símbolos gráficos, que perceba que o quadro é um composto de coisas, que ao ver como um todo parece sem sentido confuso, que quando visto em partes temos a condição de ter outra percepção e ate mesmo sensações diferentes.

Gigliola, Francisco Gomes and 2 other users have reacted to this post.
GigliolaFrancisco Gomesmarcelopimentel81@gmail.com@garcez131313

Quando olhamos uma imagem de longe a enxergamos como um todo, porem quando estamos mais proximos conseguimos analisa-la de forma que seus detalhes individuais nos tragam significancia e maior entendimento do que expressa essa imagem.

Francisco Gomes and @garcez131313 have reacted to this post.
Francisco Gomes@garcez131313

Ao olhar a figura, me deparo com uma confusão mental. Automaticamente, minha visão busca algo familiar, como os contornos nas bordas da imagem. Sinto tonteira, mas ao olhar para um único elemento para. O principal elemento de composição da imagem é uma floresta, que parece que está sendo vista de uma janela, não sei. Vejo grades, ar através das figuras de pássaros e borboletas, um chão de cozinha quadriculado a esquerda talvez. Grades. O resto é confuso.

KatPicirillo, Gigliola and 3 other users have reacted to this post.
KatPicirilloGigliolaPatricia da SilvaFrancisco Gomes@garcez131313

Ao olharmos para a imagem somos estimulados a sentir sensações globalizadas, sem sentido ou até mesmo desorganizadas, mas quando mudamos o olhar, o anglo da visão podemos então perceber outros elementos implícitos não observados pela sensação inicial, porém agora perceptíveis numa segunda visão analítica e perceptiva dos elementos que compõem o todo e que passam a fazer alguns sentidos.

Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela Carneiro and Francisco Gomes have reacted to this post.
Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela CarneiroFrancisco Gomes

Ao observar a figura consegui visualizar pássaros, algumas plantas e duas notas musicais emaranhados.

Francisco Gomes has reacted to this post.
Francisco Gomes

Na verdade não consegui distinguir todas as formas que compõem a imagem. Mas pelo que pude perceber algumas partes me parecem elementos da natureza como pássaros e vegetação em conjunto com elementos futuristas como escudos, discos e grades.

Quando olho rapidamente vejo uma confusão de figuras que me dão a sensação de vertigem e náusea.

Quando olho partes separadas,vejo outras imagens compondo um todo,como borboleta e pássaro;pontos pretos e notas musicais;

Confesso que ao fixar o olhar para fazer a distinção das figuras,tive cefaléia.

Ao olhar a figura, além dos formatos que representam uma floresta, o que ficou muito claro na minha visão foi um louva-deus e uma guitarra. que na minha visão não precisou buscar; foi algo visto no primeiro olhar.

Percebo na figura passáros, borboletas, rostos de mulher, folhas, árvores, chaminé,semáforo. Assim eidencia-se que hã uma percepção interna ou externa que causam um estímulo que penetram nos nossos sistemas sensoriais - as sensções adinda dessa percepção.

Page 1 of 37Next