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Desafio

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De acordo com Sigmund Freud, a psique humana é composta por três estruturas: id, ego e superego. Essas três estruturas se combinam para criar o complexo comportamento dos seres humanos.

As professoras de uma escola de educação infantil reportam constantemente as dificuldades das crianças menores de cinco anos de idade em compartilhar os brinquedos em sala de aula. Mesmo ao brincarem com brinquedos idênticos, as alunas e os alunos brigam para pegar os brinquedos uns do outros. A diretora da escola decide convidar você, um psicólogo, para dar uma formação sobre a problemática na sua escola.

Qual é a explicação apresentada sobre o fenômeno a partir da perspectiva psicanalítica freudiana? Explique também o que deverá acontecer em sala de aula. 

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Luciane Ayrosa de oliveira Silva de SouzaLuis Fernando Barbosa CunhaKatPicirilloLucicleide santos Pereira LisboaRoberta 😉Elnatan Dos Santos SerafinRene

ID- visa a gratificação imediata para o desejo, assim uma criança deseja pegar algo como o brinquedo por exemplo.

EGO- satisfaz o ID mais retarda sua gratificação, porque ele reconhece as necessidades das outras pessoas, no caso dos alunos que brigam pelo brinquedos ele irão pedir para pegar.

Voltando ao exemplo que brigam pelo brinquedo ao desenvolver o Superego e que mesmo na ausência do outro não irão pegar o brinquedo sem pedir autorização

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Eduardo Morais de OliveiraLuis Fernando Barbosa CunhaKatPicirilloFerraz MacielPatricia da SilvaDaniela AmateFrancisco GomesElnatan Dos Santos SerafinRene

A explicação apresentada para o fenômeno é, em alguma medida, a formação de uma personalidade narcisica dos alunos. Todavia, acredito eu, que está ainda não esteja formada, mas caminha para tal. Há uma questão atrelada também a atitude continua, a priorização do ID, do Desejo apenas, que precisa ser contornada com exercicios que estimulem : i. a questão da formação do ego, como forma de entender a realidade daquelas atitudes para não decairem unicamente no desejo, e; ii. a questão de praticas que enalteçam o ser humano, dinamicas de reforço diversas, para não ensejar o comportamento narcísico.

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Luciane Ayrosa de oliveira Silva de SouzaCecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela CarneiroPIERRE ENDRIGO DE OLIVEIRAFrancisco Gomesmarcelopimentel81@gmail.comElnatan Dos Santos Serafin

Diante do tripé da psique , id , ego e superego, eu diria que as crianças estão com uma forte manifestação do seu id. Elas querem a todo custo suprir o seu dejeso de estar com os brinquedos sem se importar com o sentimento das outras crianças.

O superego é o regulador dessa situação, porém ainda vemos a ausencia dele, pois começa a se formar a partir dos cinco anos de idade , o que não é o caso dessa turma. Portanto, é nescessário criar ações em sala de aula que reforcem a estrutura do superego, de forma que essas crainças entendam seus limites e também a necessidade das outras.

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roselypereirajardim@gmail.comJocifran Lacerda Cirilo de SouzaKatPicirilloEdileuzaCecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela CarneiroPIERRE ENDRIGO DE OLIVEIRAEdileusa ValeJosely Maria De OliveiraANA PAULA FERREIRA DA SILVAFrancisco GomesRoberta 😉Luciano Pereira Lima

Nesta fase a criança é egocêntrica. Ela não consegue se colocar no lugar de outra pessoa. Além disso, ela não consegue controlar os impulsos do id, não internalizou as limitações impostas pelo ego no que diz respeito a convivência em sociedade em que uns devem respeito ao direito dos outros. Sugestão: conversar com elas em grupo e explicar que todos tem o direito de brincar, sem brigar.

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Nessa etapa do desenvolvimento da maturidade ainda infantil a criança é dominada pelo desejo (ID) impetuoso de posse e satisfação própria, não tem ainda uma consciência relacional com limitações advindas do ego e do superego. Em sala de aula creio que a professora ou professor pode trabalho questões relacionais e socialização mediantes dinâmicas e brincadeiras voltadas para estimular esse convívio social que tem gratificações, mas também limites e obrigações.

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Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela Carneiro

Levando-se em consideração que crianças menores de 5 anos ainda estão em processo de formação de sua personalidade, e o superego faz o papel de negociador nesta situação e ainda está em processo de desenvolvimento em crianças desta idade. Sendo assim, se faz necessário um trabalho de conscientização por parte dos professores utilizando a linguagem compreensível para crianças, afim de estimular o compartilhamento voluntário entre eles.

Nessa fase,as crianças estão com id a todo vapor,buscando a satisfação de suas necessidades e como nessa fase o superego ainda não tem seu total desenvolvimento,e também ainda não possuem a total capacidade de se colocar no lugar do outro,indico aos professores uma atividade numa linguagem onde as crianças iriam compreender e aprender como dividir e compartilhar seus brinquedos.

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Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela Carneiro

Nesta fase as crianças, têm a necessidade de chamar a atenção total e completa para ela em se. i que a leva a buscar todas as formas de conquistar à atenção de todos. não fazendo distinção se isso trará impacto negativo no próximo. por não ter a completa compreensão do é bem ou mal, certo ou errado; buscando apenas a própria satisfação do prazer pessoal, sem com isso ter intenção de fazer mau ao semelhante ou se sua atitude o fará.

Eu iria sentar com as crianças no particular uma por vês ouvi Las tem em vista que no inconsciente da criança o que ela quer e dominar o próximo assim como ela entende que fazia com a mãe. Uma vez que e acostumada a chorar e conseguir comida banho enfim.

Já observei casos de uma única criança de dois anos conseguir controlar outras 19 crianças em uma sala de aula pq ela se achava no lugar da professora.

Nessa época o nacisismo infantil tem que ser tratado com caltela

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