Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Personalidade, caráter e éticaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 11 of 43Next

O temperamento é algo importante para nós conhecer profundamente, cada um tem o seu.

Fazendo uma analogia do que estudamos e a figura da árvore, percebo que a copa da árvore seria a PERSONALIDADE, pois é o resultado do que somos, do que alimentamos, do que produzimos e do que mostramos mais abertamente. É quem mais interage com o meio (trocas gasosas, por exemplo). O caule seria o CARÁTER, pois ele precisa ser forte para sustentar a personalidade, assim como o caule sustenta os galhos, folhas e frutos. As raízes seria nosso TEMPERAMENTO, formado por aquilo que trazemos dos nossos pais, responsável pela nutrição e manutenção de todo o sistema.

Temperamento

O temperamento por ser a base da nossa psique ele pode ser considerado a raiz da árvore, pois é  fixa e encima dela vai se moldar nossa personalidade seria o que podemos associar ou tronco da árvore, nosso caráter é as folhas, flores e frutos porque são  visíveis e chamar atenção seja de forma positiva ou negativa de acordo com a educação e os estímulos do meio no qual a pessoa está inserida.

Nossa personalidade seria o mais visível a todos, portanto, seria a copa da árvore. Abaixo, nosso caráter seria o tronco, dando nossa base. E as raízes o que ja trazemos conosco, em nossa genética, ciclo familiar e cultural.

De acordo com o desafio acredito que a copa que é a parte mais visível  da árvore seja a nossa personalidade como nos mostramos para a sociedade, já o caule é o caráter  que faz sustentar os frutos da árvore, ou seja, podemos dizer que é a moralidade no comportamento do indivíduo e na raiz da árvore está o temperamento que é a genética e a base ancestral que influencia no comportamento humano.

A copa (as folhas, flores e frutos) que fica mais aparente, mesmo sem a convivência do indivíduo, é a sua personalidade que é a parte visível da nossa. e representa as habilidades adquiridas e disponíveis para a realização do ser.

O tronco é como o caráter que dá sustentação para a personalidade. Um tronco fino e ramos grandes podem sugerir, que representa o sentimento básico de poder e força interna (força de ego) do indivíduo.

E por fim as raízes, que por ser responsável pela fixação da árvore. Suas raízes remontam à infância, onde são os valores herdados pelos antepassados, que dão fixação para o indivíduo em determinada sociedade.

O temperamento seria a raíz da árvore, imutável e herdemos de nossos antepassados.

Personalidade seria a copa da árvore, geralmente é visível. Diz muito sobre como reagimos a devida situações da vida.

Caráter seria o tronco, pode ou não ser mudado, depende das vivências do paciente.

Para mim em questão de temperamento a copa, parte mais visivel das folhas seria sanguíneo por causa de seu destaque, o caule seria colérico por sua eficiência, e as raízes seriam fleumático por sua capacidade de liderança, sendo a base de toda a árvore.

Temperamento; Raiz; a parte que deve der bem regada e cuidada, para que tenha bastante resistência e suporte as intempéries da vida.

Carater: = Ao Caule da Árvore: é o sustentáculo para o desenvolvimento físico e psíquico do ser humano.

Personalidade: Flores e Frutos, virtudes, construção do legado da vida, cidadania e os valores do EU.

 

Nesta comparação, acredito que a personalidade pode ser a copa da árvore, já que pode ser vista ou percebida. O temperamento pode ser compatível com o tronco, que dá sustentação a árvore e também pode ser visto e observado. E a raiz, seria o caráter, pois assim como a raiz da árvore está debaixo da terra, e não está à vista, o caráter deve manter a estabilidade, nutrir as ações da pessoa e melhorado, tratado, para manter a ? de pé e com frutos.

PreviousPage 11 of 43Next