Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Personalidade, caráter e éticaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 28 of 34Next

Copa da árvore: a parte mais visível, os ramos, as folhas, os frutos. Personalidade.

Caule da árvore: algo que sustenta os galhos. Caráter.

Raízes: a fixação desse vegetal. Temperamento.

O temperamento em uma árvore pode ser comparada as raízes, pois dá toda sustentação do que se pode chamar de caráter. O caule é por onde se acentua a personalidade como extensão da raiz e a copa da árvore são os atos externos que demonstram o que há no interior (raízes).

O temperamento são as raízes, o caráter é o caule, e a personalidade é a copa.

As raízes de acordo com Freud, pode ser comparada ao id. Parte não vista, interna, inconsciente;

O caule ainda de acordo com Freud, pode ser comparada ao ego e superego, parte que controla e resgata de forma positiva(no individuo saudável) do inconsciente (raízes), o necessário para a vida social.

A copa com os frutos, de acordo com Carl Jung, é o arquétipo representativo do ego. É a parte visível a todos da personalidade interna do eu.

Comparando a  árvore  com minha  personalidade , eu diria que , as folhas os frutos   a polpa seria  aquilo que  apresento publicamente  como pessoa , no  meio  em que  vivo. O tronco seria os valores que me  sustentam em meio  as adversidades , algo que  aparece  quando realmente  o vento da  vida vem e sopra . As raizes  seriam  a minha  formação da personalidade  á partir  da fase em que eu era criança , os  ensinamentos  dos pais .  Comparando  com a  vião de Freud em relação  ao icebrg ,seria  então  a poupa  aquilo  que  é  consciente  o caule  o pré  consciente e as raizes  o inconsciente , que gera  vida e impulsos , porém não é  visto  , apenas  tráz  seus   efeitos na  personaalidade.

Em atendimento ao desafio, na minha análise faço a seguinte analogia em relação à árvore:

  • Copa: é o temperamento do indivíduo, nas quais as qualidades e os defeitos são evidenciados e chama a atenção assim que ocorre a interação.
  • Caule: é o caráter, na qual sustenta o temperamento
  • Raízes: é a personalidade, na qual está enraizado e o sentimento que temos de nós mesmo

 

Temperamento (raiz e caule) compreende dimensões da personalidade relacionadas a tendência hereditária. O caráter (flor e folha) consiste em aspectos da personalidade referentes a identidade e a auto conceitos moldados ao longo do desenvolvimento e provenientes da aprendizagem em diferentes  contextos. Personalidade (fruto),  se refere as diferenças individuais em padrões e características de pensar, sentir e agir.

Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensarsentir agir. Em uma analogia com a árvores a personalidade seria a COPA a parte visível como pensa, agi e senti diante das pessoas. Já o CAULE seria o próprio indivíduo que sustenta a Personalidade,  moldado pelo CARÁTER que seriam as RAÍZES da árvore, responsável por fornece os nutrientes para a personalidade.

 

A rais é o temperamento e o que está mais profundo, escondido,esta a herança genética

A copa é a personalidade está mais visível evidente e pode ser modificada com as informações que recebemos durante a vida

O tronco é o caráter sustenta a personalidade e não é modificada

Na psicanálise, a formação da personalidade é vista como um processo complexo e multifacetado, influenciado por uma interação dinâmica entre diversos fatores. De acordo com a teoria psicanalítica, a personalidade é moldada principalmente pela interação entre os impulsos instintivos do id, as demandas sociais e morais do superego, e os mecanismos de defesa do ego. Esses componentes muitas vezes entram em conflito uns com os outros, resultando em uma série de estruturas psíquicas, como os complexos, os conflitos intrapsíquicos e os padrões de comportamento repetitivos.

Além disso, a psicanálise reconhece a importância dos primeiros anos de vida na formação da personalidade, especialmente as experiências e relações com os cuidadores primários durante a infância. Traumas, frustrações e conflitos não resolvidos nessa fase podem deixar uma marca duradoura na psique, influenciando a maneira como uma pessoa percebe a si mesma, aos outros e ao mundo ao seu redor.

No entanto, a psicanálise também enfatiza a capacidade do indivíduo de refletir, se adaptar e crescer ao longo da vida. Por meio do processo de análise, o paciente tem a oportunidade de explorar e compreender os padrões inconscientes que moldam sua personalidade, possibilitando a transformação e o desenvolvimento pessoal.

Em resumo, a formação da personalidade na psicanálise é um processo rico e complexo, influenciado por uma interação entre impulsos instintivos, experiências precoces e a capacidade do indivíduo de se conhecer e se transformar ao longo da vida. Essa abordagem oferece uma compreensão profunda e enriquecedora da natureza humana e do desenvolvimento psicológico.

PreviousPage 28 of 34Next