Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Personalidade, caráter e éticaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 37 of 38Next

A personalidade seria as folhas que é o mais visível, o tronco o temperamento e a raiz o caráter

Personalidade, temperamento e caráter têm conceitos distintos, mas totalmente interligados. Talvez por esse motivo as pessoas tendem a confundir cada um deles e muitas vezes criam estereótipos ou realizam julgamentos por conta dessa confusão.

Citação de Francileuza em maio 28, 2022, 5:09 pm

Personalidade seria a copa da árvore, ou seja, é aquilo que fica visível. No qual reflete  a conduta nas emoções, cognição e o comportamento do ser humano.

Temperamento seria a raiz da árvore, no qual é a parte mais profunda. Que remete aquilo que herdamos de nossos pais, nossos antepassados.

Caráter seria o tronco da árvore, aquilo que pode ser moldado com o desenvolvimento de cada indivíduo.

Quero dar meu parecer nesse assunto, toda arvore para permanecer firme é preciso ter primeiramente uma raiz saudável, para manter troncos, tronco e ramos e a copa precisa ter o valores de todos, quando um falha fica uma LACUNA  que precisa ajustada

A personalidade como um fenômeno dinâmico, influenciado por fatores genéticos e sociais. Abordagens biopsicossociais e culturais ressaltam a interação entre os fatores biológicos, as experiências pessoais e as normas culturais. Isso também seu valor quando pensamos onde uma árvore, tem seu crescemento, os fatores de solo e demais fatores com certeza terão influencia em uma arvore frutifera ou uma árvore com suas folhagens.

Uma árvore para se desenvolver  necessita de solo, agua e luz, e pode ser influenciados por estes durante seu desenvolvimento. Assim também é o ser humano, para se desenvolver em sua plenitude precisa está bem inserido numa estrutura familiar e pelo o meio, e também pode ser influenciado por estes. Sendo assim, as raízes seria a genética sua hereditariedade, o caule  a estrutura que sustenta e transmitem os valores herdados e aprendidos durantes o seu desenvolvimento. Já a copa da árvore seria o comportamento, o modo de ser do indivíduo, e que pode gerar frutos bons ou ruins e é a parte mais exposta de uma pessoa.

Freud acreditava que a personalidade de uma pessoa estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase por volta dos 5 anos de idade. Atualmente a psicologia afirma quê:... a personalidade é um processo que se desenvolve desde a infância até a morte, a personalidade é a junção entre caracteristicas físicas, psicológicas, sociais e morais que define cada indivíduo. Eu particularmente acredito na segunda opção, acredito que se Freud tivesse mais tempo de vida ele também teria descoberto isso.

A personalidade seria as folhas e flores, que representam as características externas e individuais, as que apresentamos, nossa persona. A personalidade pode ser igual ao caráter, dependendo dos comportamentos que apresentamos;

O caráter é o resultado das mudanças que sofre nosso temperamento ao serem trabalhados durante sua formação, portanto, seria o caule e galhos;

O temperamento é o que está menos visível, até pode ser disfarçado ou escondido, portanto, as raízes da árvore.

A personalidade é a parte mais visível de uma pessoa

  1. Copa da árvore (Personalidade):

    Conceito: A personalidade é a parte mais visível e perceptível de uma pessoa, assim como a copa de uma árvore. Ela inclui comportamentos, atitudes e expressões que os outros podem observar. Motivo: Assim como a copa de uma árvore é a primeira coisa que notamos, a personalidade de uma pessoa é o que vemos e percebemos em suas interações diárias.

  2. Caule da árvore (Temperamento):

    Conceito: O temperamento é a base que sustenta a personalidade, representando as características emocionais e reações inatas de uma pessoa. Motivo: O caule sustenta a copa e é essencial para a estrutura da árvore, assim como o temperamento sustenta e influencia a personalidade de uma pessoa.

  3. Raízes da árvore (Caráter):

    Conceito: O caráter é a base mais profunda e fixa de uma pessoa, representando seus valores, princípios e ética. Motivo: As raízes fixam a árvore ao solo e fornecem nutrientes essenciais, assim como o caráter fixa uma pessoa em seus valores e princípios, influenciando suas decisões e ações de maneira fundamental.

Essa analogia ajuda a entender como esses três aspectos do ser humano estão interligados, com cada parte desempenhando um papel essencial no desenvolvimento e na expressão de quem somos.

Copa da árvore: A copa representa a parte mais visível da árvore, com suas folhas, flores e frutos. Nesse sentido, ela pode ser comparada à personalidade, que é a parte visível e expressa de quem somos. A personalidade é a forma como nos apresentamos ao mundo, como agimos e nos relacionamos, assim como a copa chama atenção pelo que mostra externamente.

Caule: O caule é a estrutura que sustenta a árvore, garantindo firmeza e conexão entre as raízes e a copa. Esse papel pode ser comparado ao temperamento, que é algo mais estável e duradouro, oferecendo a base para as nossas reações emocionais e comportamentos. Ele sustenta a personalidade, assim como o caule dá suporte à copa.

Raízes: As raízes são a base de toda a árvore, responsáveis por sua fixação no solo e pela absorção de nutrientes que mantêm a árvore viva. As raízes podem ser comparadas ao caráter, que está profundamente ligado aos valores e princípios de uma pessoa. O caráter é a fundação que nutre e sustenta tanto o temperamento quanto a personalidade, assim como as raízes alimentam e fixam a árvore.

PreviousPage 37 of 38Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱