Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Personalidade, caráter e éticaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 43 of 43
Na analogia da árvore, o temperamento é a base, a personalidade é a copa, e o caráter é a raizEssa analogia ilustra a interconexão entre esses elementos. 

Temperamento:
A base biológica que influencia a personalidade, Fornece a estrutura subjacente para a personalidade.
É a parte mais profunda, herdada dos pais e antepassados.
Personalidade: a parte mais visível e distintiva do indivíduo ,
reflete as manifestações externas do indivíduo, como suas folhas e flores. 
É um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.
Caráter: A fundação essencial e profunda que influencia a maneira como os traços da personalidade são arraigados na experiência e na aprendizagem, é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma constante de uma pessoa agir e reagir. 
É um conjunto de aprendizagens relacionado às regras de conduta moral que norteiam a sociedade.
A personalidade é o resultado final do efeito do ambiente sobre a base inata do temperamento. 

Raiz = Temperamento. São herdados dos nossos antepassados e são imutáveis.

Caule = Caráter. São os resultados dos nossos temperamentos trabalhados, ou seja, se o nosso temperamento for trabalhado por nossos cuidadores de uma forma positiva então teremos um bom caráter, se o nosso temperamento for trabalhado de uma forma negativa pelos nossos cuidadores então teremos um caráter ruim. O caráter é mutável, pode ser transformado ao longo das nossas vidas.

Copa = Personalidade. É a persona, a máscara que colocamos em nós mesmos, é a parte que desenvolvemos e conseguimos mostrar para as pessoas, se nosso caráter for ruim teremos que desenvolver uma personalidade mais aceitável socialmente para esconder esse caráter, se o nosso caráter for bom, conseguiremos desenvolver uma personalidade a qual não precisaremos de esforços para esconder o caráter, poderemos ser originais ao nosso caráter e assim vivermos de uma forma mais leve e feliz.

O temperamento é como a raiz da árvore, pois nasce com a gente, é biológico e influencia como reagimos ao mundo desde cedo.

O caráter é como o caule, que sustenta a árvore. Ele se forma com o tempo, por meio da educação, dos valores e das nossas escolhas. Mostra o que a gente faz com o que sente.

A personalidade é como os galhos e folhas, a parte visível da árvore. É a forma como nos mostramos para o mundo, resultado do temperamento e do caráter juntos.

  • Raízes = Personalidade (profunda, inconsciente, formada pela história e experiências)

  • Caule = Temperamento (biológico, instintivo, emocional, base de sustentação)

  • Copa = Caráter (visível, comportamental, expressão daquilo que está dentro)

A COPA DA ARVORE É O CARÁTER DO INDIVIDUO.É A EXPRESSÃO DO TEMPERAMENTO E DA PERSONALIDADE ATRAVÉS DAS NOSSAS  ATITUDES QUE NADA MAIS SÃO QUE O CONJUNTO DE REAÇÕES E HÁBITOS QUE VÃO SENDO ADQUIRIDOS AO LONGO DA VIDA.

O CAULE É A PERSONALIDADE DA PESSOA DESDE A GESTAÇÃO COM OS ESTÍMULOS DO MEIO INCORPORADO.É A CONSOLIDAÇÃO DE CARÁTER E TEMPERAMENTO. SUAS ATITUDES, MOTIVOS E MÉTODOS DETERMINAM SEU MODELO DE COMPORTAMENTO,SENDO UMA VARIÁVEL DE CADA PESSOA.

RAÍZES SÃO O TEMPERAMENTO FORMADO A PARTIR DA FECUNDAÇÃO, QUANDO AS INFORMAÇÕES GENÉTICAS DOS PAIS SÃO PASSADAS AO BEBÊ. AINDA NA GESTAÇÃO O FETO SENTE OS ESTÍMULOS E OS ORGANIZA INTERNAMENTE.

É uma analogia bem interessante, pois a relação entre os conceitos de temperamento, personalidade e caráter pode nos ajudar a compreender melhor a essência de cada um. Temperamento: Comparo as raízes da árvore. Assim como as raízes são responsáveis pela base e sustentação, o temperamento é algo inato, que vem desde o nascimento e serve como fundação da nossa forma de ser. Ele é difícil de mudar, mas influência tudo o que se desenvolve acima. Personalidade: a personalidade seria o troco e os galhos da árvore. Ele representa a forma como nos desenvolvemos e mostramos nossa individualidade. O tronco dá suporte a interação dos galhos com o meio externo, assim como a personalidade é formada por experiências, traços individuais e maneira como nos expressamos ao mundo. Caráter: O caráter pode ser associado aos frutos da árvore. Ele representa as consequências de nossas escolhas e valores, àquilo que construímos e entregamos ao mundo por meio das ações, ou seja, nossos valores e atitudes podem ser moldados ao longo da vida.

Assim como as raízes, o temperamento é considerado a base biológica e genética da nossa forma de ser.

Caule: Personalidade,  a estrutura principal da árvore, conectando as raízes à copa e sustentando os galhos e folhas. Ele representa o crescimento e a forma particular da árvore.

A copa é o caráter, representa a manifestação externa do nosso ser, influenciada tanto pela base (temperamento) quanto pela estrutura (personalidade), mas principalmente moldada pelas nossas escolhas conscientes e pela internalização de normas e valores sociais.

PreviousPage 43 of 43