Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Personalidade, caráter e éticaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 7 of 34Next

A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

O conceito de personalidade está relacionado as mudanças de habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, e ao modo constante e particular do indivíduo perceber, pensar, sentir e agir, além da interferência de fatores culturais e sociais nessas características.

O ser humano tem sua personalidade individual de cada ser, bem como a analogia da árvore.

A copa da árvore, ou seja, é aquilo que fica visível, que reflete a conduta nas emoções, cognição e o comportamento do ser humano.

Tronco: O que pode ser moldado com o desenvolvimento de cada indivíduo.

Raízes é a parte profunda remete aquilo que herdamos de nossos pais e nossos antepassados.

Nesta analogia, a copa da arvore é o temperamento. O caule é o caráter e as raízes são a personalidade.

 

As raízes são o temperamento, o caule, o caráter e a copa da árvore, a personalidade.

A personalidade seria a copa da árvore,ou seja e aquilo que fica visivel no qual reflete a conduta nas emoções,cognição e o comportamento do ser humano.O temperamento Se tia a raiz da árvore no qual e a parte mais profunda.Que remete aquilo que herdamosnde nossos pais,nossos antepassados.Carater seria o tronco da árvore,aquilo que pode ser moldado com o desenvolvimento de cada indivíduo.

Temperamento = raiz = características herdadas do ambiente.
Caráter = caule = soma das características herdadas e adquiridas do ambiente durante a vida.
Personalidade = copa da árvore = aquilo que fica visível, ou melhor, é o resultado da soma das características herdadas e adquiridas do ambiente durante a vida.
Característica herdada = tudo aquilo que aprendemos dos nossos pais e que nos fazem parte do que somos hoje.
Característica adquirida = o que aprendemos pela vida, independente do que aprendemos dos nossos pais.
Personalidade é aquilo que transparece como uma identidade, pode ser bonita ou feia, não importa, pois, esta formação nem sempre é completa, pois estamos em constante mudança, uma eterna resiliência.

Personalidade é, por conceito, um conjunto de condutas, emoções e cognições que irão compor um padrão comportamental de uma pessoa, sendo, para cada indivíduo, formada pelo seu temperamento  e todas as influências das aprendizagens ambientais a partir do nascimento. Ponto importante é que, a personalidade pode ser modificada pelos acontecimentos, mas estando esta consolidada, mais dificil fica modifica-la, pois sua base é solicida. Neste sentido, acredito ser a folha a personalidade.
O temperamento é, em resumo, o componente geneticamente herdado, mas não deve ser considerado como algo não mutável, pois as experiências de vida podem ou irão constituir novas tendências no modo do indivíduo ser e agir. Neste sentido, acredito ser a raiz.
Por fim, o conceito de caráter pode se moldado de acordo com o desenvolvimento que sofre o individuo.  Este é parte da personalidade e desenvolvido através ou por meio das experiências vividas. Este, eu acredito ser o tronco.

COPA - Trata-se da personalidade, pois é o que nós vemos primeiro.

CAULE - Trata-se do caráter, pois são os traços psicológicos e morais da pessoa.

RAIZES - Trata-se do temperamento do sujeito, ou seja, o que influencia o comportamento humano.

 

Vamos lá .

As raizes da arvore é o temperamento fazendo uma analogia .

O tronco é o caráter  sendo moldado aos longos anos

E por fim a copa da arvore é a personalidade visivel aos olhos de todos .

 

Na como da arvore: Dizemos que está a personalidade, pois é na copa que fica a parte visível;

No caule/tronco: Dizemos que está o caráter, pois é ele que sustenta a personalidade, podendo ser mudada ou não de acordo com as vivências e experiências do individuo durante sua vida;

Na raiz: Dizemos que está o temperamento, onde se encontra a parte mais profunda e invisível do sujeito, que é de certa forma herdado, considerado e além de tudo imutável.

A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.

Basicamente, temperamento é um aspecto da personalidade que aponta as particularidades do nosso comportamento. Trata-se de um conjunto de tendências que têm relação com a forma de ver o mundo, interesses, habilidades e valores mais evidentes.

O caráter é um conjunto de traços ligados à moral de um indivíduo. Neste sentido, suas atitudes serão coerentes com a sua índole, natureza e temperamento. As qualidades que constituem o caráter de uma pessoa podem ser boas ou más. Assim, determinam o conceito de moral que irá reger as atitudes de uma pessoa.

PreviousPage 7 of 34Next