Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Dinâmica do Eu

Por meio deste módulo, aprendemos como se constitui o Eu, tendo por base, o estado de desamparo, via os sistemas percepção-consciência; o estádio de espelho - identificação da imagem, pessoal, corpo/esquema corporal -. O outro, já estabelecido, auxilia, a criança, incluindo-a no mundo/realidade já existente, possibilitando o reconhecimento e reafirmação como indivíduo à parte [Eu].

A primeira instância desse reconhecimento, se dá na precipitação e, logo depois, é que vem a identificação com o outro.

Temos então, as teorias das localizações (tópica), dos domínios (dinâmica) e das ações do psiquismo (econômica).

Aprendemos sobre as representações sociais por meio da sociologia, psicologia social, cultural e histórica. Onde, vemos o psiquismo do indivíduo, se desenvolvendo por meio da linguagem, comunicação, interiorização da realidade objetiva, obtida através da interpretação que faz do mundo, onde se constrói a própria realidade sobjetiva, logo, temos a apropriação do mundo.

Temos as percepções sociais, os elementos cognitivos.

Em suma, vejo a psicanálise, como mais acertiva para denotar as questões presentes no que diz respeito à construção do indivíduo, bem como o seu desenvolvimento como um todo.

Jorge Swami has reacted to this post.
Jorge Swami

Neste módulo aprendemos sobre a construção do Eu a partir de referências externas, estádio de espelho, linguagem, percepção mente/corpo/esquema corporal - onde o Eu externo (identificação) serve de base validativa para a criança, se percebendo existente a partir deste prisma.

Aprendemos ainda sobre a complexidade da formação do Eu, onde é preciso o entendimento da existência interna, da auto percepção identificada no estádio de espelho, da somatória comportamental junto a sociedade, a necessidade de adequação e diferenciação do corpo objetivo e subjetivo, passando pelas 3 divisões apontadas por Lacan - imaginário, simbólico e real.