Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Educação Parental e prática da psicanálise e behaviorismo

Tenho uma filha de 3 anos e tenho um grupo de estudos sobre Educação Parental. Nesta altura do curso me veio muito exemplos que aplico e que indico como maneira de reprogramar ou reescrever, até reforçar novos comportamentos.  Como analista vou percebendo os comportamentos repetitivos e como eles se constroem desde que o bebê nasce. Fato é que nossos mecanismos de sobrevivência e nossas respostas bioquímicas sempre irão escolher o caminho mais fácil, ou o que deu mais certo ou aquilo que foi de imediato aprovado. Como humanóides por querermos o tempo inteiro pertencer e sermos aprovados como parte de uma necessidade emocional, estamos mecanicamente condicionados a estímulos  condicionais dos que importam pra nós ou simplesmente como que por um processo de osmose, daqueles que estão mais próximos. Ou seja, pela necessidade de pertencer e pela necessidade da dominância o behaviorismo se mostra um processo natural de sobrevivência da espécie.

O que quero dizer é que muitas das ferramentas que utilizamos na educação parental por exemplo sobre como observar os comportamentos e modifica-los se for o caso, vem sempre com um sistema de recompensa, como no caso do cavalo onde se percebeu que no fundo a técnica era dar -lhe uma resposta de compesancao, de forma que assim ele acertava!

Com nossos filhos ocorre o mesmo! Lhes damos estímulos como forma de conduzir os comportamentos que gostaríamos que eles tovesssmem, como por exemplo o afeto. usamos da necessidade de amar e ser amados como forma de conduzir nossos comportamentos a tal ponto de projetarmos isso no futuro.

Deixo aqui meu contato caso alguém sinta de trocar ideia sobre isso e até mesmo se você que está lendo e é mãe e sente de participar deste grupo de estudos!

067936180352

Parabéns!

Ótimas palavras e observação.

Resumiu tudo em poucas palavras…