Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

EGO E MECANISMO DE DEFESA

O EGO desenvolve-se a partir do id e aparece como instância da segunda tópica de Freud em 1923 na publicação de O ego e o id. Ele age como mediador entre os impulsos primitivos do id e as demandas do mundo externo. Segue o princípio da realidade, trabalhando para satisfazer os desejos do id de uma forma socialmente aceitável. Assim, luta para equilibrar os impulsos primitivos do id com as exigências punitivas do superego.

 

MECANISMOS DE DEFESA, estratégias que usamos de forma inconsciente para nos proteger do surgimento da angústia/ansiedade. Essa nos indica que estamos em "perigo", isto em relação a coerência psíquica.

 

Livro.: O Ego o os mecanismos de defesa (Anna Freud)

 

Instintivamente procuramos proteger nosso "Ego", nossa imagem aceitável de quem somos, por meio de vários mecanismos de defesa. Esses são métodos de reação que buscam nos poupar da dor imediata, porém, surge um problema quando essa defesa imediata rouba nossa capacidade de lidar com a realidade a longo prazo, impactando nosso desenvolvimento e maturidade.

 

As defesas não são escolhas conscientes, não percebemos o que estamos fazendo quando estamos nos defendendo, negando ou racionalizando algo.

 

O propósito dos mecanismos de defesa não é necessariamente encontrar a verdade, mas sim afastar o desconforto.