Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Ego e o mecanismo de defesa

A função do Ego é integrar e humanizar os desejos e as exigencias do Superego e as e se defender das ameaças da realidade do exterior.

ego acrescenta as necessidades da realidade, e o superego incorpora a moral à ação. Segurando a onda dos elementos mais radicais dessas influências, o resultado pode ser um indivíduo em paz consigo mesmo – ainda que, às vezes, sua mente tenha de recorrer a escudos e disfarces para chegar lá.

Vamos la. O que eu entendi nesse Modulo. O ID  e a fase do momento mais instintivo, que privilegia desejos, vontades, ímpetos, sem conhecer freios morais e éticos. o superego, seria um oposto. Sua característica é, precisamente, impor limites de regras e condutas, consideradas adequadas frente à cultura e boa convivência. O Superego nos ajuda a dar um " filtro" a nossos impulsos.

Os principais mecanismos  são a repressão, a negação, a racionalização, o isolamento, a formação reativa, a projeção, a regressão e a sublimação, sendo tais mecanismos encontrados em sujeitos saudáveis e sua presença excessiva é, via de regra, indicação de possíveis sintomas neuróticos. De acordo com Sigmund FREUD 

ótima explicação !

tudo vai depender de como o individuo percebe o mundo a sua volta