Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Ego e os mecanismos de defesa

Os principais mecanismos de defesa estudados pela psicanálise são: a regressão, o deslocamento, a negação, a racionalização, a sublimação e a repressão. Os mecanismos são formas que o inconsciente encontra para reprimir certos desconfortos.

A regressão é um mecanismo que faz o ego retornar para um ponto do seu desenvolvimento que foi interrompido. Isso pode ter acontecido por causas ambientais, dentre outras coisas. Se o ambiente familiar da pessoa não foi um lugar acolhedor, dificilmente essa pessoa vai conseguir se tornar um adulto saudável. Por meio do comportamento regredido, aparece uma fixação em um ponto que faz com que o indivíduo retorne para um estado infantil.

O mecanismo da negação se refere a poder dizer “não” ao outro mas como forma de defender a si mesmo. Para se proteger, o indivíduo nega alguma situação que lhe cause dor.

Quando estamos passando por uma situação de luto, perdemos um ente querido e ficamos vulneráveis e fragilizados. No luto, a pessoa tende a negar a morte, porque assimilar a dor dessa perda é insuportável. Para se proteger da dor, ocorre a não aceitação da morte.

O mecanismo da formação reativa pode ser identificado quando uma pessoa fala alguma coisa e demonstra exatamente o oposto daquilo que sente. Trata-se de um tipo de defesa em que a gente diz algo que não condiz com o que aquilo que se sente.

A formação reativa é um tipo de defesa que nos ajuda a esconder as coisas das quais sentimos vergonha, além de tudo aquilo que não é aceito e que sentimos a necessidade de repudiar por questões sociais. Isso desencadeia sentimentos opostos aos que estamos sentindo de verdade.

Outro mecanismo de defesa do ego que se destaca é a racionalização. Trata-se de um mecanismo que surge a partir de um fluxo de pensamentos lógicos. Nesse caso, falamos sobre sentimentos e ações que não aceitamos, e o sentimento é racionalizado.

Quem reage por meio desse mecanismo de defesa faz de tudo para provar que está certa. Ela cria uma explicação razoável para tudo, para tornar a situação que está passando um acontecimento aceitável.

Nesse contexto, a atuação do superego está sempre presente na busca pela rigidez da lógica, sobretudo por ele ser o responsável por fazer cobranças e exigências. Portanto, qualquer explicação racional é manipulada pelo inconsciente, tornando aceitável o que quer que seja.

Uma das formas de defesas que também se evidencia na nossa personalidade chama-se deslocamento, que é um mecanismo por meio do qual a pessoa desloca dentro de si um sentimento que possa ser ameaçador. Esse deslocamento faz com que o indivíduo deposite a sua frustração no outro. Por exemplo, pode-se pensar em uma situação em que alguém expresse a sua raiva para descarregar o sentimento de frustração.

Além dos mecanismos já citados, há a repressão, que é um mecanismo que funciona para manter alguma coisa que causa angústia ou sofrimento para longe do consciente. Nesse caso, é normal guardarmos dentro de nós mesmos quaisquer sentimentos que gerem mal-estar.