Ego e os mecanismos de defesa
Citação de Acilia Rosa Vieira dos Santos em outubro 12, 2024, 4:23 pmCom base na Psicanálise Freudiana, o Ego é a parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e antes de tudo, é um ego corporal. É considerado o Eu de cada pessoa, o centro da personalidade que é formada pelo Id, Ego e Superego.
Tem diversas funções:
- Serve como mediador do Id e do Superego agindo com os princípios da realidade;
- Regido pelo principio da realidade que ajusta o ambiente a solução de conflitos;
- É responsável por interpretara realidade, emoções, memória e percepções;
- permite a adaptação das expectativas e expressões dos desejos e aspirações;
- Desempenha papel importante na manutenção da auto estima e auto imagem.
Anna Freud e seu pai dedicaram anos de estudos a entender os mecanismos de defesa do ego e estes são os principais:
a repressão, a negação, a racionalização, o isolamento, a formação reativa, a projeção, a regressão, a
identificação, a dissociação, o deslocamento, a sublimação e a idealização.
Quando a sua utilização é em demasia, aponta para sintomas neuróticos
Com base na Psicanálise Freudiana, o Ego é a parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e antes de tudo, é um ego corporal. É considerado o Eu de cada pessoa, o centro da personalidade que é formada pelo Id, Ego e Superego.
Tem diversas funções:
- Serve como mediador do Id e do Superego agindo com os princípios da realidade;
- Regido pelo principio da realidade que ajusta o ambiente a solução de conflitos;
- É responsável por interpretara realidade, emoções, memória e percepções;
- permite a adaptação das expectativas e expressões dos desejos e aspirações;
- Desempenha papel importante na manutenção da auto estima e auto imagem.
Anna Freud e seu pai dedicaram anos de estudos a entender os mecanismos de defesa do ego e estes são os principais:
a repressão, a negação, a racionalização, o isolamento, a formação reativa, a projeção, a regressão, a
identificação, a dissociação, o deslocamento, a sublimação e a idealização.
Quando a sua utilização é em demasia, aponta para sintomas neuróticos
Citação de Girleny Maria Voltolin Satelis Melo em outubro 13, 2024, 12:49 amO ego e os mecanismos de defesa
Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo, tudo, tudo, tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos, ainda somos os mesmos, e vivemos como nossos pais (BELCHIOR,1976).
Achei muito forte esse artigo, por me fazer refletir de como é fácil replicar comportamentos de nossos pais, mesmo se os condenamos e fomos machucados. As vezes seja necessário desconstruir algumas coisas para construir outras.
COMO NOSSOS PAIS: A FUNÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DOS MODELOS
Edilberto Clairefont Dias Maia
VINCULO – Revista do NESME, 2017, V. 14. N. 1
O ego e os mecanismos de defesa
Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo, tudo, tudo, tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos, ainda somos os mesmos, e vivemos como nossos pais (BELCHIOR,1976).
Achei muito forte esse artigo, por me fazer refletir de como é fácil replicar comportamentos de nossos pais, mesmo se os condenamos e fomos machucados. As vezes seja necessário desconstruir algumas coisas para construir outras.
COMO NOSSOS PAIS: A FUNÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DOS MODELOS
Edilberto Clairefont Dias Maia
VINCULO – Revista do NESME, 2017, V. 14. N. 1