Ego e os mecanismos de defesa
Citação de LEANDRA MÁRCIA DE CARVALHO em setembro 30, 2025, 8:27 pmO ego, segundo Freud, é a instância da personalidade responsável por mediar os impulsos do id, as exigências da realidade e as normas do superego. Para lidar com conflitos internos e proteger o indivíduo da ansiedade, o ego utiliza os chamados mecanismos de defesa, que são estratégias inconscientes de distorção ou transformação da realidade. Entre os principais mecanismos estão a repressão (impulsos inaceitáveis são excluídos da consciência), a negação (recusa-se a reconhecer a realidade desagradável), a formação reativa (transformação de um impulso inaceitável em seu oposto) e a sublimação (canalização de impulsos para atividades socialmente aceitáveis ou criativas). Esses mecanismos não apenas ajudam a manter o equilíbrio psíquico, mas também podem se tornar problemáticos quando exagerados ou rígidos, dificultando a adaptação à realidade.
O ego, segundo Freud, é a instância da personalidade responsável por mediar os impulsos do id, as exigências da realidade e as normas do superego. Para lidar com conflitos internos e proteger o indivíduo da ansiedade, o ego utiliza os chamados mecanismos de defesa, que são estratégias inconscientes de distorção ou transformação da realidade. Entre os principais mecanismos estão a repressão (impulsos inaceitáveis são excluídos da consciência), a negação (recusa-se a reconhecer a realidade desagradável), a formação reativa (transformação de um impulso inaceitável em seu oposto) e a sublimação (canalização de impulsos para atividades socialmente aceitáveis ou criativas). Esses mecanismos não apenas ajudam a manter o equilíbrio psíquico, mas também podem se tornar problemáticos quando exagerados ou rígidos, dificultando a adaptação à realidade.
Citação de claudissandra de souza viana torres em outubro 2, 2025, 5:58 pmConcordo que os principais mecanismos são a repressão,a negação,a formação reativae a sublimação.
Concordo que os principais mecanismos são a repressão,a negação,a formação reativae a sublimação.