Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Ego / Mecanismos

Foi muito interessante ver como a psicanálise entende a dinâmica interna da nossa mente, com o Ego atuando como um mediador entre as pulsões do Id, as exigências do Superego e a realidade externa.

Para proteger nossa psique da ansiedade e dos conflitos que surgem dessa dinâmica, o Ego utiliza os mecanismos de defesa. Um exemplo que me chamou a atenção foi a fantasia, que nos permite criar um refúgio imaginário para lidar com uma realidade difícil. Por exemplo, uma criança que sente inveja ou se sente impotente pode se imaginar como um personagem de grande poder para compensar esses sentimentos.

Acho importante a aula ter ressaltado que esses mecanismos não são necessariamente ruins; eles são ferramentas essenciais para a nossa adaptação. O problema surge quando eles se tornam excessivos ou rígidos, impedindo um contato mais saudável com a realidade.

Para o grupo, minha pergunta é: vocês conseguem identificar algum mecanismo de defesa em ação no seu dia a dia, mesmo que de forma sutil? E o que acontece quando percebemos que um desses mecanismos já não é mais suficiente?