Entendendo a Sublimação
Citação de Lanna Lillo em janeiro 11, 2024, 6:46 pmA meu ver, a Sublimação é uma ação, que se compreendida e usada de forma profunda, nos leva a um estado mais suportável de existência. Pois a visão de Freud, tida por muitos como pessimista, de que o "problema" é o que é e não tem solução, poderia desencadear um desespero absoluto. Mas, enxergar essa realidade de forma honesta e madura, indo ao coração do sintoma, nos leva a uma consciência de como lidar com os demônios que nunca deixarão de existir.
Como foi dito no vídeo do Pondé, o conhecimento em si não transforma, e sem o conhecimento não há a menor chance de transformação.
Ou seja, precisamos aprender a identificar, saber de onde vem, como nos pegam e os movimentos desses tais "Demônios, para que possamos ser criativos na forma de lidar e transformar o sintoma através da sublimação. Ela irá gerar algo a partir desse caos, que a meu ver, sempre existirá, sempre irá nos perturbar, mas se o enxergarmos de frente e reconhecermos seus artificies, podemos ter a chance de uma existência menos depressiva e sim, mais feliz, já que o caminho freudiano é o caminho do amadurecimento.
A meu ver, a Sublimação é uma ação, que se compreendida e usada de forma profunda, nos leva a um estado mais suportável de existência. Pois a visão de Freud, tida por muitos como pessimista, de que o "problema" é o que é e não tem solução, poderia desencadear um desespero absoluto. Mas, enxergar essa realidade de forma honesta e madura, indo ao coração do sintoma, nos leva a uma consciência de como lidar com os demônios que nunca deixarão de existir.
Como foi dito no vídeo do Pondé, o conhecimento em si não transforma, e sem o conhecimento não há a menor chance de transformação.
Ou seja, precisamos aprender a identificar, saber de onde vem, como nos pegam e os movimentos desses tais "Demônios, para que possamos ser criativos na forma de lidar e transformar o sintoma através da sublimação. Ela irá gerar algo a partir desse caos, que a meu ver, sempre existirá, sempre irá nos perturbar, mas se o enxergarmos de frente e reconhecermos seus artificies, podemos ter a chance de uma existência menos depressiva e sim, mais feliz, já que o caminho freudiano é o caminho do amadurecimento.