Escola de Psicologia e Behaviorismo
Citação de patbarbosa em novembro 25, 2024, 11:11 pm
- A Escola de Psicologia e Behaviorismo é uma abordagem científica que estuda o comportamento humano e animal, focando nas ações observáveis e mensuráveis. Principais características:
*Fundamentos*
1. *Comportamento*: Estudo das ações observáveis e mensuráveis.
2. *Ambiente*: Influência do meio ambiente no comportamento.
3. *Aprendizado*: Processos de condicionamento e aprendizado.
4. *Objetividade*: Abordagem científica e empírica.
*Principais Teóricos*
1. *John B. Watson* (1878-1958): Fundador do behaviorismo.
2. *B.F. Skinner* (1904-1990): Desenvolvedor da teoria do condicionamento operante.
3. *Ivan Pavlov* (1849-1936): Descobridor do condicionamento clássico.
4. *Edward Thorndike* (1874-1949): Teoria do condicionamento instrumental.
*Conceitos-Chave*
1. *Condicionamento Clássico* (Pavlov): Aprendizado associativo.
2. *Condicionamento Operante* (Skinner): Aprendizado por reforço.
3. *Reforço*: Estímulo que aumenta a frequência de um comportamento.
4. *Punição*: Estímulo que diminui a frequência de um comportamento.
5. *Extinção*: Perda de associação entre estímulo e resposta.
*Aplicações*
1. *Terapia Comportamental*: Tratamento de transtornos psicológicos.
2. *Educação*: Métodos de ensino eficazes.
3. *Psicologia Clínica*: Avaliação e intervenção terapêutica.
4. *Organizações*: Treinamento e desenvolvimento de equipes.
*Críticas e Limitações*
1. *Reduzionismo*: Simplificação excessiva do comportamento humano.
2. *Desconsideração da subjetividade*: Ignorância das experiências internas.
3. *Limitações na explicação de processos complexo
2. Entender uma aplicação prática do behaviorismo?
3. Discutir críticas e limitações?
- A Escola de Psicologia e Behaviorismo é uma abordagem científica que estuda o comportamento humano e animal, focando nas ações observáveis e mensuráveis. Principais características:
*Fundamentos*
1. *Comportamento*: Estudo das ações observáveis e mensuráveis.
2. *Ambiente*: Influência do meio ambiente no comportamento.
3. *Aprendizado*: Processos de condicionamento e aprendizado.
4. *Objetividade*: Abordagem científica e empírica.
*Principais Teóricos*
1. *John B. Watson* (1878-1958): Fundador do behaviorismo.
2. *B.F. Skinner* (1904-1990): Desenvolvedor da teoria do condicionamento operante.
3. *Ivan Pavlov* (1849-1936): Descobridor do condicionamento clássico.
4. *Edward Thorndike* (1874-1949): Teoria do condicionamento instrumental.
*Conceitos-Chave*
1. *Condicionamento Clássico* (Pavlov): Aprendizado associativo.
2. *Condicionamento Operante* (Skinner): Aprendizado por reforço.
3. *Reforço*: Estímulo que aumenta a frequência de um comportamento.
4. *Punição*: Estímulo que diminui a frequência de um comportamento.
5. *Extinção*: Perda de associação entre estímulo e resposta.
*Aplicações*
1. *Terapia Comportamental*: Tratamento de transtornos psicológicos.
2. *Educação*: Métodos de ensino eficazes.
3. *Psicologia Clínica*: Avaliação e intervenção terapêutica.
4. *Organizações*: Treinamento e desenvolvimento de equipes.
*Críticas e Limitações*
1. *Reduzionismo*: Simplificação excessiva do comportamento humano.
2. *Desconsideração da subjetividade*: Ignorância das experiências internas.
3. *Limitações na explicação de processos complexo
2. Entender uma aplicação prática do behaviorismo?
3. Discutir críticas e limitações?