Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Escola Psicológica: Teoria Gestaltista

Neste módulo, pude ampliar meus conhecimentos sobre a Gestalt e compreender melhor a importância da percepção na maneira como organizamos e interpretamos aquilo que está ao nosso redor. Um dos aspectos que mais me chamou a atenção foi entender que nossa percepção não acontece de forma fragmentada, pois tendemos a organizar os diferentes elementos para atribuir sentido ao conjunto. Os conceitos de todo e partes, assim como a relação entre figura e fundo, mostraram que uma mesma situação pode ser percebida de maneiras diferentes dependendo do direcionamento da nossa atenção. A atividade com a imagem tornou esse processo mais evidente, pois, à medida que modificava meu foco, novos elementos surgiam e alteravam minha percepção inicial. Como principal aprendizado, compreendi que perceber não significa apenas enxergar aquilo que está diante de nós, mas também organizar e atribuir significado ao que percebemos. Esse conhecimento contribui para ampliar o olhar sobre o ser humano, considerando que cada pessoa pode perceber e vivenciar uma mesma realidade de maneiras diferentes.