Escolas da Psicologia: Psicanáise e Behaviorismo
Citação de Claudinei da Silva em fevereiro 25, 2025, 12:00 amA psicologia é um ramo acadêmico plural, constituído por diversas matrizes de pensamento que formam as diferentes escolas, propostas teóricas e metodológicas de compreensão do humano. A psicologia emerge em um momento de ampla discussão sobre o paradigma cientifico. No final do século XIX houve um projeto de transformação da psicologia em uma ciência independente, enquanto ciência há psicologias, diferentes escolas, entre as várias escolas desenvolvidas, encontram-se a Psicanálise e o Behavorismo onde a primeira tinha foco no mundo interior, a segunda no comportamento observável. O desenvolvimento do Behavorismo é fortemente iinfluênciado pelo objetivismo, o mecanicismo e o materialismo, de tal forma que produz uma psicologia sem mente ou alma, que teria como objeto apenas o que poderia ser observado. O condicionamento clássico e condicionamento operante dizem respeito ao desenvolvimento de duas abordagens diferentes do Behavorismo. Condicionamento Clássico consiste na aprendizagem por associação entre um estímulo considerado neutro a um outro estímulo, controlado por um sujeito. Condicionamento operante considera que o comportamento é sustentado pelo reforço positivo ou negativo. Os pressupostos da pesquisa experimental se originam o trabalho de Skinner a partir do estudo do comportamento operante em laboratórios de análise do comportamento em que o experimento poderia ter a manipulação das condições ambientais para a análise dos efeitos sobre o participante, essas pesquisas optaram por experimentos que utilizassem um sujeito para que se pudesse colocá-lo em condições experimentais repetidas vezes, medindo o seu comportamento continuamente em sucessivas condições.
A psicologia é um ramo acadêmico plural, constituído por diversas matrizes de pensamento que formam as diferentes escolas, propostas teóricas e metodológicas de compreensão do humano. A psicologia emerge em um momento de ampla discussão sobre o paradigma cientifico. No final do século XIX houve um projeto de transformação da psicologia em uma ciência independente, enquanto ciência há psicologias, diferentes escolas, entre as várias escolas desenvolvidas, encontram-se a Psicanálise e o Behavorismo onde a primeira tinha foco no mundo interior, a segunda no comportamento observável. O desenvolvimento do Behavorismo é fortemente iinfluênciado pelo objetivismo, o mecanicismo e o materialismo, de tal forma que produz uma psicologia sem mente ou alma, que teria como objeto apenas o que poderia ser observado. O condicionamento clássico e condicionamento operante dizem respeito ao desenvolvimento de duas abordagens diferentes do Behavorismo. Condicionamento Clássico consiste na aprendizagem por associação entre um estímulo considerado neutro a um outro estímulo, controlado por um sujeito. Condicionamento operante considera que o comportamento é sustentado pelo reforço positivo ou negativo. Os pressupostos da pesquisa experimental se originam o trabalho de Skinner a partir do estudo do comportamento operante em laboratórios de análise do comportamento em que o experimento poderia ter a manipulação das condições ambientais para a análise dos efeitos sobre o participante, essas pesquisas optaram por experimentos que utilizassem um sujeito para que se pudesse colocá-lo em condições experimentais repetidas vezes, medindo o seu comportamento continuamente em sucessivas condições.
Citação de Robson Lago em fevereiro 28, 2025, 2:19 pmBehaviorismo: O Behaviorismo estuda o comportamento humano com base em estímulos, respostas e consequências, focando no que pode ser observado e medido. Ele ensina que os comportamentos são aprendidos e podem ser modificados por meio de reforços e punições. Sua principal contribuição para o crescimento humano está na mudança de hábitos, desenvolvimento de autocontrole e na superação de medos e dificuldades comportamentais, ajudando as pessoas a adotarem padrões mais saudáveis e funcionais na vida cotidiana.
Psicanálise: A Psicanálise explora o inconsciente, os desejos reprimidos e os conflitos internos que moldam o comportamento e a personalidade. Através da interpretação de sonhos, associação livre e análise da transferência, ajuda as pessoas a compreenderem suas emoções e padrões inconscientes. Sua principal contribuição para o crescimento humano está na autoconsciência, no resgate de traumas não resolvidos e na melhoria dos relacionamentos, permitindo que o indivíduo lide melhor com suas emoções e tome decisões mais alinhadas com seu verdadeiro eu.
Behaviorismo: O Behaviorismo estuda o comportamento humano com base em estímulos, respostas e consequências, focando no que pode ser observado e medido. Ele ensina que os comportamentos são aprendidos e podem ser modificados por meio de reforços e punições. Sua principal contribuição para o crescimento humano está na mudança de hábitos, desenvolvimento de autocontrole e na superação de medos e dificuldades comportamentais, ajudando as pessoas a adotarem padrões mais saudáveis e funcionais na vida cotidiana.
Psicanálise: A Psicanálise explora o inconsciente, os desejos reprimidos e os conflitos internos que moldam o comportamento e a personalidade. Através da interpretação de sonhos, associação livre e análise da transferência, ajuda as pessoas a compreenderem suas emoções e padrões inconscientes. Sua principal contribuição para o crescimento humano está na autoconsciência, no resgate de traumas não resolvidos e na melhoria dos relacionamentos, permitindo que o indivíduo lide melhor com suas emoções e tome decisões mais alinhadas com seu verdadeiro eu.