Escolas da psicologia: psicanalise e behaviorismo
Citação de ELIZABETH MARQUES em janeiro 29, 2026, 10:34 amA psicanálise é behaviorismo são duas das principais abordagens teóricas dentro da psicologia, com perspectivas diferentes sobre a natureza humana e o comportamento. A psicanálise é uma abordagem teórica e terapêutica desenvolvida por Sigmund Freud, com foco no inconsciente e nos processos internos. O behaviorismo é uma abordagem teórica e terapêutica desenvolvida por John Watson e B.F. Skinner. Tem como foco o comportamento observável e no ambiente. O behaviorismo acredita que o comportamento e resultado do condicionamento clássico é operante, utiliza a observação e a experimentação para entender o comportamento. Já a psicanálise acredita que o comportamento é resultado de processos inconscientes e de repressão. Utiliza a técnica de associação livre e da análise dos sonhos para acessar o inconsciente.
A psicanálise é behaviorismo são duas das principais abordagens teóricas dentro da psicologia, com perspectivas diferentes sobre a natureza humana e o comportamento. A psicanálise é uma abordagem teórica e terapêutica desenvolvida por Sigmund Freud, com foco no inconsciente e nos processos internos. O behaviorismo é uma abordagem teórica e terapêutica desenvolvida por John Watson e B.F. Skinner. Tem como foco o comportamento observável e no ambiente. O behaviorismo acredita que o comportamento e resultado do condicionamento clássico é operante, utiliza a observação e a experimentação para entender o comportamento. Já a psicanálise acredita que o comportamento é resultado de processos inconscientes e de repressão. Utiliza a técnica de associação livre e da análise dos sonhos para acessar o inconsciente.
Citação de Josilene Godoy dos Santos em janeiro 31, 2026, 5:35 pmA psicanálise e o behaviorismo são abordagens distintas da Psicologia. A psicanálise, criada por Sigmund Freud, busca explicar o comportamento a partir dos processos inconscientes e dos conflitos internos. Já o behaviorismo, desenvolvido por John B. Watson e B. F. Skinner, foca no comportamento observável e na relação do indivíduo com o ambiente, explicando a aprendizagem por meio do condicionamento.
A psicanálise e o behaviorismo são abordagens distintas da Psicologia. A psicanálise, criada por Sigmund Freud, busca explicar o comportamento a partir dos processos inconscientes e dos conflitos internos. Já o behaviorismo, desenvolvido por John B. Watson e B. F. Skinner, foca no comportamento observável e na relação do indivíduo com o ambiente, explicando a aprendizagem por meio do condicionamento.
