Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Citação de Eliane Bim em fevereiro 15, 2022, 11:30 pmNeste módulo vimos os conceitos abordados pelas escolas da psicologia da psicanálise e behaviorismo.
Melanie Klein e Lacan fizeram concepções diferenciadas de sujeito a partir do desenvolvimento teórico estudado por Freud.
Para Freud, segundo Couto (2017):
“a noção de sujeito de Freud está relacionada com a pulsão sexual e as formas de desenvolvimento infantil, que se dão a partir da busca por satisfação libidinal por meio das zonas erógenas. Esse processo ocorre por meio do corpo, que é tomado como referência para a obtenção do prazer.
Para Melanie Klein a análise se faz a partir da observação do atendimento de crianças trazendo uma abordagem sobre as relações objetais e assim transformando a perspectiva freudiana ao demonstrar um mundo interno infantil de fantasias, ansiedades, figuras más e boas que expunham a criança à pulsão de vida e de morte e de impulsos agressivos e libidinais.
E para Lacan, retorna ao pensamento de Freud e acrescenta na sua construção teórica, a linguística, a lógica e a antropologia estrutural na constituição do sujeito. Para Lacan, o inconsciente é estruturado como a linguagem. O sujeito não é o indivíduo, pois seria dividido entre sujeito que fala e o sujeito do subconsciente e ambos aparecem em todo o processo de comunicação.
Behaviorismo – segundo Schultz e Schultz (2002), é a corrente psicanalítica que objetiva construir a psicologia como uma ciência do comportamento, a qual teria como objeto atos que fossem observáveis, descritos mediante observação a partir da apresentação do estímulo e da resposta.
A natureza experimental do behaviorismo é a análise do comportamento e a associação aos modelos metodológicos da pesquisa em ciências naturais, especificamente à pesquisa experimental em laboratório. A análise do comportamento tem o comportamento como objeto, o qual é definido pela relação indivíduo-ambiente, bem como pelos métodos de pesquisa utilizados para a abordagem desse fenômeno.
Neste módulo vimos os conceitos abordados pelas escolas da psicologia da psicanálise e behaviorismo.
Melanie Klein e Lacan fizeram concepções diferenciadas de sujeito a partir do desenvolvimento teórico estudado por Freud.
Para Freud, segundo Couto (2017):
“a noção de sujeito de Freud está relacionada com a pulsão sexual e as formas de desenvolvimento infantil, que se dão a partir da busca por satisfação libidinal por meio das zonas erógenas. Esse processo ocorre por meio do corpo, que é tomado como referência para a obtenção do prazer.
Para Melanie Klein a análise se faz a partir da observação do atendimento de crianças trazendo uma abordagem sobre as relações objetais e assim transformando a perspectiva freudiana ao demonstrar um mundo interno infantil de fantasias, ansiedades, figuras más e boas que expunham a criança à pulsão de vida e de morte e de impulsos agressivos e libidinais.
E para Lacan, retorna ao pensamento de Freud e acrescenta na sua construção teórica, a linguística, a lógica e a antropologia estrutural na constituição do sujeito. Para Lacan, o inconsciente é estruturado como a linguagem. O sujeito não é o indivíduo, pois seria dividido entre sujeito que fala e o sujeito do subconsciente e ambos aparecem em todo o processo de comunicação.
Behaviorismo – segundo Schultz e Schultz (2002), é a corrente psicanalítica que objetiva construir a psicologia como uma ciência do comportamento, a qual teria como objeto atos que fossem observáveis, descritos mediante observação a partir da apresentação do estímulo e da resposta.
A natureza experimental do behaviorismo é a análise do comportamento e a associação aos modelos metodológicos da pesquisa em ciências naturais, especificamente à pesquisa experimental em laboratório. A análise do comportamento tem o comportamento como objeto, o qual é definido pela relação indivíduo-ambiente, bem como pelos métodos de pesquisa utilizados para a abordagem desse fenômeno.
Citação de Aparecido da Cruz em fevereiro 16, 2022, 2:02 pmEste modulo, cujo tema foi Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo é muito abrangente e desafiador, pois mostra Behaviorismo e Psicanálise como duas escolas de pensamento, sendo a Behaviorista com destaque para o comportamento externo dos indivíduos, acreditando que o comportamento é uma resposta a estímulos externos. Por outro lado, a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana.
Aprendemos ainda que a psicologia vem estudando o comportamento e os processos mentais dos seres humanos, usando uma série de abordagens para compreender os diversos padrões de comportamento e pensamentos dos indivíduos. Para esse efeito, diferentes escolas de pensamento ajudam os profissionais da psique a abordar esta tarefa através de diferentes perspectivas e enfoques. Behaviorismo e Psicanálise são duas dessas escolas de pensamento.
Behavioristas dão destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos. Por outro lado, a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana. Acredita-se que o inconsciente tem o potencial para motivar o comportamento. Esta é a principal diferença entre Psicanálise e Behaviorismo, vista em detalhes neste modulo, bem como suas contribuições congêneres.
Este modulo, cujo tema foi Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo é muito abrangente e desafiador, pois mostra Behaviorismo e Psicanálise como duas escolas de pensamento, sendo a Behaviorista com destaque para o comportamento externo dos indivíduos, acreditando que o comportamento é uma resposta a estímulos externos. Por outro lado, a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana.
Aprendemos ainda que a psicologia vem estudando o comportamento e os processos mentais dos seres humanos, usando uma série de abordagens para compreender os diversos padrões de comportamento e pensamentos dos indivíduos. Para esse efeito, diferentes escolas de pensamento ajudam os profissionais da psique a abordar esta tarefa através de diferentes perspectivas e enfoques. Behaviorismo e Psicanálise são duas dessas escolas de pensamento.
Behavioristas dão destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos. Por outro lado, a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana. Acredita-se que o inconsciente tem o potencial para motivar o comportamento. Esta é a principal diferença entre Psicanálise e Behaviorismo, vista em detalhes neste modulo, bem como suas contribuições congêneres.