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Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo

A escola de Psicanálise freudiana a noção de sujeito está relacionada com a pulsão sexual e as formas de desenvolvimento infantil que se dão a partir da busca por satisfação libidinal, por meio de zonas erogénas (oral, anal, fálica e genital) - complexo de edipo como mecanismo para a produção da personalidade (id, ego e superego).

Para Lacan o inconsiciente é estrututado como linguagem. o sujeito não é o indivíduo; há um sujeito que fala e o sujeito do inconscinete - processo de comunicação.- abordagem da emergência do sujeito conscinete.

Visto que Klein - Desenvolvimento infantil - O complexo de Édipo surge no primeiro ano de vida, com o início da posição depressiva. São os sentimentos depressivos, expressos pelo medo da criança de perder os objetos amados, por causa de seu ódio e agressividade dirigidos a eles, que dá forma às relações de objeto e ao complexo de Édipo. A teoria psicanalítica de Melanie Klein parte de três pilares fundamentais: identificação do mundo interno e externo, medo de aniquilamento e ansiedade depressiva infantil.

Behaviorismo - desenvolvido para o estudo do comportamento; comportamento observável - análise experimental; condicionamento estímulo e resposta; aprendizagem de forma associativa:  2 tipos de aprendizagem associativa: condiciomaento clássico  - associação de estímlo neutro e estímulo controlado pelo sujeito; e condicionamento operante - reforço positivo e reforço negativo - o comportamento advém de estímulo - resposta - consequência.

 

Transferencia é o transpporte ou deslocamento, o paciente revive com o analista os traumas, desejos e fantasias quo o esta impedindo de recordar devido à barreira do recalque. O discurso familiar sela o presente com o passado, podendo surgir como empecilho ao filho de ascender ao seu próprio desejo. Para Checchinato, a arte de análise com os pais consiste em detectar palavras mortíferas e o significante encrustado, ue mantém a subjetividade da criança em cativeiro.