Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo

Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo

De início a psicanálise foi direcionada ao estudo da compreensão do comportamento de pacientes patológicos. Partindo desta observação clínica houve a possibilidade do desenvolvimento do inconsciente. Podendo trazer a luz do conhecimento que os sintomas, bem como a inibição e hesitações de mobilidade, de forma direta estava relacionada ao aparelho psíquico. De acordo com Freud, temos fazes iniciais de extrema importância para o desenvolvimento psíquico que ele denominou como sendo: Fase oral, fase anal, fase fálica e fase genital.

Com Melanie Klein podemos estudar outros conceitos importantes para a psicanálise. O primeiro foi o conceito de relações Objetais, e outros conceitos com a fase esquizoparanóide e a fase depressiva. A transferência na clínica psicanalítica com relação ao atendimento de crianças.

Já Lacan aborda que o inconsciente se estrutura através da linguagem onde o inconsciente se estrutura como linguagem, somada às noções de simbólico, imaginário e real. Lacan também estabeleceu a noção de gozo que é o prazer que o indivíduo sente por algo que satisfaz a sua necessidade.

Podemos estudar o Behaviorismo através dos estudos de John Watson que difundiu o behaviorismo Metodológico e Frederick Skinner descreveu sobre o behaviorismo radical. Apesar de divergências, suas contribuições para o estudo psicanalítico foram de extrema importância. Pois a partir desses  podemos explicar o porquê repetimos certos tipos de comportamento, inclusive a grande influência do meio social e cultural em que o indivíduo vive. Este estudo foi sobre o comportamento humano.