Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Escolas da Psicologia - Psicanálise e Behaviorismo

Watson, distribui vários nomes ao que chamamos de Behaviorismo: análise experimental do comportamento comportamentalismo, teoria comportamental; tudo em prol do comportamento humano. Ele faz atribuição de que o comportamento não é uma ação isolada, mas sim, que depende do meio onde se vive. O comportamento como objeto observável, mensurável da Psicologia. Os Gestaltistas estão interessados em entender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, como é que percebemos as coisas contrariamente o que verdadeiramente é. Freud se preocupou em colocar os “processos misteriosos” do psiquismo (as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, o interior do homem) como problema científico; a esse estudo iremos chamar de psicanálise. O trabalho profissional desenvolvido recebe o nome de análise, que busca o autoconhecimento do sujeito para chegar à eventual cura.

Diferenças entre psicanálise e behaviorismo Psicologia usa uma série de abordagens para compreender os diversos padrões de comportamento e pensamentos dos indivíduos. Behaviorismo e Psicanálise são duas dessas escolas de pensamento.

Behavioristas dão destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos. Por outro lado, a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana. Eles acreditam que o inconsciente tem o potencial para motivar o comportamento. Esta é a principal diferença entre Psicanálise e Behaviorismo.

Ao avançarmos os estudos aqui podemos compreender e mensurar melhor as diversas abordagens que visam compreender o indivíduo. Cada escola de pensamento busca, à sua maneira, alcançar o maior entendimento possível sobre os comportamentos e pensamentos humanos. Contudo, apesar de, no fundo, terem o mesmo objetivo, podemos perceber suas diversas formas de análise. Por exemplo, os Behavioristas acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos, já os Psicanalistas que o comportamento é resultado de estímulos internos (o inconsciente).