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Escolas da psicologia: psicanálise e behaviorismo

Este módulo me proporcionou o conhecimento das principais escola de psicologia, cada uma com diferentes visões sobre o ser humano, bem como seu objeto e método de estudo. As que são destacadas neste estudo são a psicanálise e o behavionismo, que se desenvolveram no final do século XIX e início do século XX. Como já visto anteriormente a psicanálise teve seu surgimento através dos estudos do médico neurologista Freud no início do século XIX. Inicialmente o estudo desta escola se destinava a compreender melhor o comportamento patológico de pacientes históricos. O que mais tarde se transformou num estudo do que Freud chamou de inconsciente, o estudo baseou-se no fato de que os sintomas desses pacientes, bem como suas inibições, exitações sensoriais e motoras não tinham origem na biologia e sim no psiquismo. Vale salientar que a partir de Freud surgiram outros discípulos que também formaram escolas, entre eles estão Melanie Klein e Jacques Lacan. Através dos estudos de Freud podemos entender melhor o desenvolvimento da vida psíquica infantil e classificá-la em quatro fases: oral. Anal, fálica e genital. Enfatiza-se també as fazes pré-edipiana e edipiana como um processo de formação do sujeito. Ainda falando sobre a formação do sujeito na fase infantil a teoria metapsicológica kleiniana disserta sobre o dote pulsional e sobre o papel da mãe na manutenção do equilíbrio das pulsões de vida e de morte. Podemos ver que Lacan utiliza-se de outro caminho para definir a ideia de sujeito, utilizando a linguística, lógica e antropologia estrutural. Já o behavionismo pode ser definido como a ciência do comportamento, ou seja, objeto de estudo seriam justamentos os atos que pudessem ser observados. Atribui-se a Watson e Skinner os principais estudos sobre a ciência do comportamento, entretanto o reconhecimento do behavionismo como ciência psicológica a partir de sua obra A psicologia como o behaviorista a vê. De acordo com essa corrente era necessário abandonar termos como consciência, mente, estados mentais e percepção para se poder estudar de forma mais livre tanto o comportamento animal quanto o humano.

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Andreia Ferreira de Paula Pereira

Esse módulo me ensinou muito sobre o comportamento da mente humana; Freud com sua genialidade,fez discípulos que mesmo observando alguns aspectos que discordavam,como exemplo Skinner e Watson,que discordavam em seus métodos,hj vemos que todos em seus estudos no fim,uma complementa o outro.

A psicanálise e as psicologias contribuiram e têm contribuído muito para o conhecimento da mente e do comportamento humano, bem como entender a formação de sua personalidade e a influência sobre o indivíduo, que o meio onde vive exerce sobre ele e sua formação.

 

Esse estudo tem contribuido muito para poder entender melhor meus alunos com NEE ( Necessidade especiais educaciinais) A partir deste estudo em psicanálise percebo que os alunos aprende so que nos rítmos deles. Nos leva acreditar no potêncial desses alunos e ter um olhar especial para com eles. Interamos em diversas linhas de pensamentos onde é de uma contribuição eficaz para contunuarmos os trabalhos.

Evidenciar o surgimento de teorias cognitivistas no âmbito do pensamento behaviorista do século XX. O behaviorismo consiste em um conjunto de teorias e técnicas que busca explicar e intervir sobre o comportamento. Determinados autores behavioristas colocarão em questão está premissa, propondo modelos explicativos para o comportamento que incluem processos cognitivos. Cumpre, neste trabalho, explicitar as formulações teóricas iniciais do behaviorismo, abordando, em seguida, a emergência de estudos cognitivos, no interior desta corrente de pensamento. Psicanálise; Saúde Coletiva; integralidade; pesquisa interdisciplinar, apresenta[1]se aspectos históricos, epistemológicos, teóricos, metodológicos e políticos através da problematização dos conceitos de inconsciente, sintoma, diagnóstico, transferência, trabalho interdisciplinar, produção do conhecimento e laço social, um alargamento da compreensão dos fenômenos, a identificação de novas dinâmicas e racionalidades, assim como a construção de novas formas de intervenção. a marca da diferença entre a análise de crianças e de adultos não se restringe a um aspecto técnico, pois essa diferença aponta para uma questão central dos próprios fundamentos da psicanálise, isto é, a transferência. Na análise de crianças, a transferência opera de modo diferente, tendo em vista que os pais da realidade se fazem presentes durante todo tratamento. Por serem pilares dessa clínica, fundamentais para o estabelecimento e continuidade do trabalho com crianças e por não haver ações previamente instituí[1]das, compreendemos ser indispensável discutir sobre o manejo transferencial nesse contexto.