Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Citação de Luciana Mota Pimentel Zanela em maio 25, 2024, 8:34 pmAtravés deste conteúdo, aprendemos técnicas do Behaviorismo de análise comportamental. Cada paciente deve ser analisado individualmente, para que então se possa planejar e aplicar o tratamento específico, visto que, os sintomas podem ser iguais ou parecidos em vários indivíduos, mas as causas e consequências nem sempre são as mesmas, sempre variam de forma individual.
Através deste conteúdo, aprendemos técnicas do Behaviorismo de análise comportamental. Cada paciente deve ser analisado individualmente, para que então se possa planejar e aplicar o tratamento específico, visto que, os sintomas podem ser iguais ou parecidos em vários indivíduos, mas as causas e consequências nem sempre são as mesmas, sempre variam de forma individual.
Citação de Guilherme FSS em maio 27, 2024, 5:12 pmA psicanalise freudiana se baseia na relação do "eu inconsciente" e do "eu consciente". Melanie Klein por sua vez firma sua pesquisa na ansiedade depressiva infantil e no medo de aniquilamento analisando assim a identificação do mundo interno e externo. Lacan por fim, entende que às noções de simbólico, imaginário e real se somam a linguagem estruturada no inconsciente.
O Behaviorismo surge quase que se desprendendo da psicanalise por tem como objeto de estudo o comportamento e se ater ao então chamado Comportamentismo ou Comportamentalismo. Assim, A análise experimental do comportamento busca relações funcionais entre variáveis, controlando condições experimentais manipulando variáveis independentes e observando os efeitos em variáveis dependentes.
A psicanalise freudiana se baseia na relação do "eu inconsciente" e do "eu consciente". Melanie Klein por sua vez firma sua pesquisa na ansiedade depressiva infantil e no medo de aniquilamento analisando assim a identificação do mundo interno e externo. Lacan por fim, entende que às noções de simbólico, imaginário e real se somam a linguagem estruturada no inconsciente.
O Behaviorismo surge quase que se desprendendo da psicanalise por tem como objeto de estudo o comportamento e se ater ao então chamado Comportamentismo ou Comportamentalismo. Assim, A análise experimental do comportamento busca relações funcionais entre variáveis, controlando condições experimentais manipulando variáveis independentes e observando os efeitos em variáveis dependentes.