Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Citação de Maria Gabryela Farias Silveira em agosto 7, 2024, 12:47 pmA ligação aparente entre behaviorismo e Psicanálise parece existir.
Contudo, ainda que trabalhem na mete do ser humano, cada área de conhecimento tem uma estrutura própria com relação à sua fundamentação teórica. Assim sendo, entenda mais sobre o funcionamento de cada uma, bem como as diferenças.
A ligação aparente entre behaviorismo e Psicanálise parece existir.
Contudo, ainda que trabalhem na mete do ser humano, cada área de conhecimento tem uma estrutura própria com relação à sua fundamentação teórica. Assim sendo, entenda mais sobre o funcionamento de cada uma, bem como as diferenças.
Citação de Danuzia Martins Quixaba de Lima em agosto 7, 2024, 9:06 pmA teoria comportamental, também conhecida como behaviorismo, é uma abordagem fundamental na psicologia que se concentra no estudo do comportamento observável e nas interações com o ambiente. Vamos explorar os principais conceitos e figuras dessa teoria.
1. Princípios Fundamentais do Behaviorismo:
- Comportamento Observável: O behaviorismo afirma que a psicologia deve se concentrar no que pode ser observado e medido, em vez de introspecção ou processos mentais subjetivos. Isso significa que apenas ações visíveis e mensuráveis são relevantes para o estudo da psicologia.
- Condicionamento: Uma das ideias centrais do behaviorismo é o condicionamento, que pode ser dividido em duas categorias principais:
- Condicionamento Clássico: Proposto por Ivan Pavlov, este tipo de condicionamento envolve a associação entre um estímulo neutro e um estímulo incondicionado que provoca uma resposta. Por exemplo, Pavlov demonstrou que cães podiam ser treinados a salivar ao som de um sino se esse som fosse repetidamente associado à apresentação de comida.
- Condicionamento Operante: Desenvolvido por B.F. Skinner, este tipo de condicionamento se refere ao aprendizado que ocorre através de consequências. Comportamentos seguidos de reforços (recompensas) tendem a ser repetidos, enquanto comportamentos seguidos de punições tendem a ser evitados.
2. Reforço e Punição:
- O reforço pode ser positivo (adicionando algo agradável) ou negativo (removendo algo desagradável), ambos incentivando a repetição do comportamento.
- A punição também pode ser positiva (adicionando algo desagradável) ou negativa (removendo algo agradável), ambas desencorajando o comportamento.
3.Aprendizagem Observacional:
- Albert Bandura introduziu o conceito de aprendizagem social ou observacional, enfatizando que as pessoas podem aprender comportamentos observando os outros e imitando suas ações, mesmo sem reforço direto.
4. Aplicações Práticas:
- O behaviorismo tem sido amplamente aplicado em ambientes educacionais e terapêuticos. Técnicas como reforço positivo são frequentemente utilizadas para incentivar comportamentos desejáveis em crianças e em ambientes clínicos.
5. Críticas ao Behaviorismo:
- Embora tenha sido uma abordagem dominante no início da psicologia, o behaviorismo foi criticado por ignorar a influência dos pensamentos, emoções e processos mentais internos. Isso levou ao desenvolvimento de abordagens mais integrativas na psicologia, como a psicologia cognitiva.
Em resumo, a teoria comportamental é uma abordagem centrada no comportamento observável e nas interações com o ambiente. Ela oferece insights valiosos sobre como aprendemos e como podemos modificar comportamentos através de reforços e punições.
A teoria comportamental, também conhecida como behaviorismo, é uma abordagem fundamental na psicologia que se concentra no estudo do comportamento observável e nas interações com o ambiente. Vamos explorar os principais conceitos e figuras dessa teoria.
1. Princípios Fundamentais do Behaviorismo:
- Comportamento Observável: O behaviorismo afirma que a psicologia deve se concentrar no que pode ser observado e medido, em vez de introspecção ou processos mentais subjetivos. Isso significa que apenas ações visíveis e mensuráveis são relevantes para o estudo da psicologia.
- Condicionamento: Uma das ideias centrais do behaviorismo é o condicionamento, que pode ser dividido em duas categorias principais:
- Condicionamento Clássico: Proposto por Ivan Pavlov, este tipo de condicionamento envolve a associação entre um estímulo neutro e um estímulo incondicionado que provoca uma resposta. Por exemplo, Pavlov demonstrou que cães podiam ser treinados a salivar ao som de um sino se esse som fosse repetidamente associado à apresentação de comida.
- Condicionamento Operante: Desenvolvido por B.F. Skinner, este tipo de condicionamento se refere ao aprendizado que ocorre através de consequências. Comportamentos seguidos de reforços (recompensas) tendem a ser repetidos, enquanto comportamentos seguidos de punições tendem a ser evitados.
2. Reforço e Punição:
- O reforço pode ser positivo (adicionando algo agradável) ou negativo (removendo algo desagradável), ambos incentivando a repetição do comportamento.
- A punição também pode ser positiva (adicionando algo desagradável) ou negativa (removendo algo agradável), ambas desencorajando o comportamento.
3.Aprendizagem Observacional:
- Albert Bandura introduziu o conceito de aprendizagem social ou observacional, enfatizando que as pessoas podem aprender comportamentos observando os outros e imitando suas ações, mesmo sem reforço direto.
4. Aplicações Práticas:
- O behaviorismo tem sido amplamente aplicado em ambientes educacionais e terapêuticos. Técnicas como reforço positivo são frequentemente utilizadas para incentivar comportamentos desejáveis em crianças e em ambientes clínicos.
5. Críticas ao Behaviorismo:
- Embora tenha sido uma abordagem dominante no início da psicologia, o behaviorismo foi criticado por ignorar a influência dos pensamentos, emoções e processos mentais internos. Isso levou ao desenvolvimento de abordagens mais integrativas na psicologia, como a psicologia cognitiva.
Em resumo, a teoria comportamental é uma abordagem centrada no comportamento observável e nas interações com o ambiente. Ela oferece insights valiosos sobre como aprendemos e como podemos modificar comportamentos através de reforços e punições.