Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Citação de Maria Antonia Rodrigues Pisciolaro em maio 30, 2022, 7:41 pmA Psicanálise encontra seus conceitos através das pesquisas de Sigmundo Freud, que inaugura duas tópicas onde na primeira estabelece que o aparelho psíquico se divide em três partes: o inconsciente, o pré consciente e o consciente. Na sua segunda tópica, elabora a topografia, ou o mapa do subconsciente, onde define o id como a origem das pulsões, constituindo todo o inconsciente que é a fonte dos impulsos que desejam suprir a fonte do prazer a qualquer custo;o ego, a parte consciente, a referência e a construção de nós mesmos, e o superego, que julga nossas ações impulsivas, onde residem nossos valores e principios morais.
Lacan defende que o sujeito é constituído pela linguagem, e que sem esta, seu inconsciente seria um grande vazio. No estádio do esplho, Lacan explica que o sujeito é através da sua relação com o outro, conatituindo assim um sistema simbólico de linguagem, que irá definir a si mesmo. Relacionado com o ego, temos o imaginário, um sistema de referências que preenche o ego, mas que não oferece a sustentação necessária para este.
No século XIX, alguns pesquisadores queriam dar um caráter cientifico ao estudo da psicologia, procurando uma forma de explicar o comportamento humano sem a intervenção dos processos mentais. Surgiu então a psicologia comportamental, ou o behaviorismo.
Em um processo de negacionismo da mente e suas estruturas, o behaviorismo pregava que o resultado das ações do individuo se estruturava através de comportamentos observáveis e previsíveis. John Watson, psicólogo americano , baseando nas experiências de Ivan Pavlov, médico russo, que provou através das experiências com cães que o comportamento funciona através de reflexos condicionados. Esse segmento se chamou behaviorismo clássico.
Em oposição a este segmento, surgiu o behaviorismo radical, que dizia que as reações mentais não eram responsáveis pela conduta do sujeito. Essa escola da psicologia foi desenvolvida por Skinner, psicólogo americano, que tinha como princípio o condicionamento operante. Dessa forma, as pessoas controlam seu comportamento através de estímulo e resposta, entremeados pelo reforço positivo ( recompensas) ou negativos ( punição, por exemplo ). Havendo estimulo positivo, ocorre a recorrência de determinado comportamento. Havendo estímulo negativo, o comportamento regride, ou deixa de acontecer.
Desse modo, as ações do indivíduo são condicionadas de acordo com as consequências de seus atos, não havendo interferência mental neste processo.
A Psicanálise encontra seus conceitos através das pesquisas de Sigmundo Freud, que inaugura duas tópicas onde na primeira estabelece que o aparelho psíquico se divide em três partes: o inconsciente, o pré consciente e o consciente. Na sua segunda tópica, elabora a topografia, ou o mapa do subconsciente, onde define o id como a origem das pulsões, constituindo todo o inconsciente que é a fonte dos impulsos que desejam suprir a fonte do prazer a qualquer custo;o ego, a parte consciente, a referência e a construção de nós mesmos, e o superego, que julga nossas ações impulsivas, onde residem nossos valores e principios morais.
Lacan defende que o sujeito é constituído pela linguagem, e que sem esta, seu inconsciente seria um grande vazio. No estádio do esplho, Lacan explica que o sujeito é através da sua relação com o outro, conatituindo assim um sistema simbólico de linguagem, que irá definir a si mesmo. Relacionado com o ego, temos o imaginário, um sistema de referências que preenche o ego, mas que não oferece a sustentação necessária para este.
No século XIX, alguns pesquisadores queriam dar um caráter cientifico ao estudo da psicologia, procurando uma forma de explicar o comportamento humano sem a intervenção dos processos mentais. Surgiu então a psicologia comportamental, ou o behaviorismo.
Em um processo de negacionismo da mente e suas estruturas, o behaviorismo pregava que o resultado das ações do individuo se estruturava através de comportamentos observáveis e previsíveis. John Watson, psicólogo americano , baseando nas experiências de Ivan Pavlov, médico russo, que provou através das experiências com cães que o comportamento funciona através de reflexos condicionados. Esse segmento se chamou behaviorismo clássico.
Em oposição a este segmento, surgiu o behaviorismo radical, que dizia que as reações mentais não eram responsáveis pela conduta do sujeito. Essa escola da psicologia foi desenvolvida por Skinner, psicólogo americano, que tinha como princípio o condicionamento operante. Dessa forma, as pessoas controlam seu comportamento através de estímulo e resposta, entremeados pelo reforço positivo ( recompensas) ou negativos ( punição, por exemplo ). Havendo estimulo positivo, ocorre a recorrência de determinado comportamento. Havendo estímulo negativo, o comportamento regride, ou deixa de acontecer.
Desse modo, as ações do indivíduo são condicionadas de acordo com as consequências de seus atos, não havendo interferência mental neste processo.