Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Escolas da Psicologia: Psicanálise x Behaviorismo

Ao longo do estudo das Escolas da Psicologia, particularmente nas abordagens da Psicanálise e do Behaviorismo, pude adquirir uma compreensão mais profunda da diversidade de perspectivas teóricas que fundamentam a compreensão do comportamento humano. A Psicanálise, proposta por Sigmund Freud, ofereceu-me insights valiosos sobre a influência do inconsciente, destacando a importância das experiências infantis, dos conflitos internos e da dinâmica psíquica na formação da personalidade.

Por meio da Psicanálise, percebi a relevância das estruturas mentais, como o id, ego e superego, na compreensão das motivações humanas. Além disso, a ênfase na interpretação de sonhos e na análise do conteúdo latente proporcionou-me uma apreciação mais profunda das camadas simbólicas presentes no comportamento e nas manifestações psíquicas.

No entanto, ao explorar o Behaviorismo, desenvolvido por figuras como John B. Watson e B.F. Skinner, deparei-me com uma abordagem mais focada nos comportamentos observáveis e mensuráveis. O Behaviorismo proporcionou uma compreensão baseada em estímulos e respostas, enfatizando a importância do ambiente e das contingências de reforço na modelagem do comportamento.

Aprendi que o Behaviorismo destaca a importância da objetividade na pesquisa psicológica, buscando padrões consistentes e generalizáveis. A ênfase na experimentação controlada e na aplicação de princípios como condicionamento operante expandiu minha compreensão das influências ambientais na aprendizagem e comportamento humano.

Em resumo, o estudo das Escolas da Psicologia, notadamente da Psicanálise e do Behaviorismo, proporcionou-me uma visão abrangente e complementar da complexidade humana. Enquanto a Psicanálise enfoca as dimensões inconscientes e simbólicas, o Behaviorismo destaca a mensurabilidade e a influência do ambiente. Essas perspectivas enriqueceram minha compreensão da psicologia, incentivando-me a considerar as múltiplas facetas que moldam o comportamento e a experiência humana.

São duas abordagens distintas, a psicanlise foca na influencia da mente com a libido, as extruturas mentais que compreendem e motivam as ações, enquanto que o behaviorismo, olha pelo lado comportamental e ambiental, a vivencia que influenciam a ação humana.

O behaviorismo, desenvolvido por pioneiros como Watson e Skinner, enfatiza o papel do ambiente externo no comportamento humano. De acordo com essa perspectiva, o comportamento é moldado por estímulos do ambiente e pelas respostas que eles evocam. A teoria psicanalítica, por outro lado, proposta por Freud, destaca os processos inconscientes e as forças internas que influenciam o comportamento humano. Freud postulou a existência de impulsos instintivos, traumas reprimidos e conflitos psíquicos como determinantes do comportamento humano.

Apesar das diferenças fundamentais, há paralelos entre essas abordagens. Ambas reconhecem a importância do passado na formação do comportamento presente. O behaviorismo considera o condicionamento passado como determinante do comportamento atual, enquanto a psicanálise enfatiza a influência dos eventos da infância e das experiências reprimidas no desenvolvimento do indivíduo.

Muito interessante a visão do Behaviorismo, que esta ligada a parte comportamental e mensuravel, enquanto a psicanalise analisa tambem as questoes do inconciente, ego, superego. a construçao do nosso pensamento vai se moldando conforme estudamos e aprendemos o novo. muito bom.