Escolas de Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Citação de Carla Vanessa Carolino em maio 16, 2022, 11:18 pmA Psicologia emerge em um momento de ampla discussão sobre o paradigma científico. Na procura de localizar-se nesse debate, foi marcada por um projeto plural de matrizes de pensamento que emergiram a partir do final do século XIX. Esse projeto de transformação da Psicologia em uma ciência independente envolveu a complexidade de construir uma unidade sobre o seu objeto de estudo. Por isso, enquanto ciência pode-se dizer que há psicologias, diferentes escolas que têm se desenvolvido desde o seu surgimento. Entre as várias escolas desenvolvidas, encontram-se a psicanálise e o behaviorismo. Essas duas escolas possuem em seu interior uma diversidade de abordagens, conforme diferentes autores, concepções de sujeito e comportamento.
A Psicologia emerge em um momento de ampla discussão sobre o paradigma científico. Na procura de localizar-se nesse debate, foi marcada por um projeto plural de matrizes de pensamento que emergiram a partir do final do século XIX. Esse projeto de transformação da Psicologia em uma ciência independente envolveu a complexidade de construir uma unidade sobre o seu objeto de estudo. Por isso, enquanto ciência pode-se dizer que há psicologias, diferentes escolas que têm se desenvolvido desde o seu surgimento. Entre as várias escolas desenvolvidas, encontram-se a psicanálise e o behaviorismo. Essas duas escolas possuem em seu interior uma diversidade de abordagens, conforme diferentes autores, concepções de sujeito e comportamento.
Citação de Alisson dos Santos Silva em maio 27, 2022, 12:22 amEnquanto o Behaviorismo da enfase aos estímulos, como sendo parte do comportamento externo do indivíduo, onde os estímulos externos propõe o comportamento, a psicanalise da enfase ao inconsciente, as instâncias psíquicas.
Enquanto o Behaviorismo da enfase aos estímulos, como sendo parte do comportamento externo do indivíduo, onde os estímulos externos propõe o comportamento, a psicanalise da enfase ao inconsciente, as instâncias psíquicas.