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Escolas: Psicanálise e Behaviorismo

As Escolas da Psicanálise abordadas na lição foram:

  1. Sigmund Freud - No final do século XIX, funda a Psicanálise Clássica, tendo com conceito central o inconsciente. Publica estudos que chama 1a tópica (Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente) e posteriormente a 2a tópica ( Id, Ego e Superego) Descreve as Fases do Desenvolvimento ( Oral, Anal, Fálica, Latência e Genital)  Complexo de Édipo. Destaca os Mecanismos de Defesa. Para Freud a Transferência e Contra Transferência eram presentes e cruciais, formando um tripé: Associação Livre, A Analise da Transferência e a Interpretação. A Relação com o paciente é Neutro e Interpretativo, pouca ênfase na linguagem. Foco nas Fases de Desenvolvimento e Sexualidade.
  2.  Melanie Klein - Década de 1920 - funda a Psicanálise Kleiniana, com conceito central a Posição Depressiva e a Esquizoparanoide, dando ênfase nas Fantasias e Relações Objetais. Com relação a Transferência e Contra Transferência, assim como Freud achava Presente e Crucial.Em relaçao ao paciente o terapeuta é como um Objeto Auxiliar, com Integração da Análise e a Ativação da Identificação Projetiva. Com relação a linguagem segue como Freud, considerando esta com menor ênfase. Suas raízes são Freudianas.
  3. Jackes Lacan: Década de 1950 - Fundador da Psicanálise Lacaniana. Ele faz uma reinterpretação da Psicanálise Freudiana, com ênfase na Linguagem e Estrutura Psíquica.. O Conceito Central é significadamente o Inconsciente Estruturado, Imaginário, Simbólico e Real. Quanto a Trannsferência e Contra-Transferência para Lacan esta são Centrais, com Integração do Analista na Análise. A Relaçao com o Paciente é o Analista como o outro e Foco na Linguagem  e Discurso.

Nas Escola Behaviorista:

4. Ivan Pavlov - Behaviorismo Clássico, com ênfase nos Reflexos Condicionados, que resultou na Aprednizagem do Condicionamento Clássico, onde o ambiente é responsável pelo estimulo. Há pouca ênfase na Cognição, com o Comportamento sendo determinado. A ênfase são nas respostas automáticas pelo condicionamento.

5. John B. Watson - Considerado o fundador do Behaviorismo Clássico. A principal diferença entre ele e Pavlov é que este na Rússia, estava interessado em estudar enzimas e por acaso, observou reações fisiológicas e psicológicas nos animais, passando a focar no aprendizado involuntário e reflexo. Watson faz uma abordagem mais profunda, argumentando que a psicologia deveria ser levado em conta, passando a analisar os comportamentos observáveis e mensuráveis, mas excluindo estados mentais internos, emoções e pensamentos.

6. B.F. Skinner: Criador do Behaviorismo Radical. A sua ênfase foi no Comportamento Observável, através da lógica: reforço e consequências do comportamento. Aborda o Comportamento e Condicionamento Operante, tendo o ambiente como fonte das Contingências e dos Reforços e Punições. Pouca ênfase na Cognição.

7. Albert Bandura - Teoria da Aprendizagem Social - Sua ênfase portanto foi no processo de Aprendizagem, nos Processos Cognitivos, através da modelagem e autorregulação.  Considera o ambiente  como influência indireta, e destaca as interações sociais, crenças,... Assim o comportamento é influenciado por cognições e escolhas. Sua teoria e Social-Cognitiva integrado com Behaviorismo e Cognitivismo.

 

Citação de Anilton Reis de Castro em setembro 7, 2023, 12:05 am

As Escolas da Psicanálise abordadas na lição foram:

  1. Sigmund Freud - No final do século XIX, funda a Psicanálise Clássica, tendo com conceito central o inconsciente. Publica estudos que chama 1a tópica (Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente) e posteriormente a 2a tópica ( Id, Ego e Superego) Descreve as Fases do Desenvolvimento ( Oral, Anal, Fálica, Latência e Genital)  Complexo de Édipo. Destaca os Mecanismos de Defesa. Para Freud a Transferência e Contra Transferência eram presentes e cruciais, formando um tripé: Associação Livre, A Analise da Transferência e a Interpretação. A Relação com o paciente é Neutro e Interpretativo, pouca ênfase na linguagem. Foco nas Fases de Desenvolvimento e Sexualidade.
  2.  Melanie Klein - Década de 1920 - funda a Psicanálise Kleiniana, com conceito central a Posição Depressiva e a Esquizoparanoide, dando ênfase nas Fantasias e Relações Objetais. Com relação a Transferência e Contra Transferência, assim como Freud achava Presente e Crucial.Em relaçao ao paciente o terapeuta é como um Objeto Auxiliar, com Integração da Análise e a Ativação da Identificação Projetiva. Com relação a linguagem segue como Freud, considerando esta com menor ênfase. Suas raízes são Freudianas.
  3. Jackes Lacan: Década de 1950 - Fundador da Psicanálise Lacaniana. Ele faz uma reinterpretação da Psicanálise Freudiana, com ênfase na Linguagem e Estrutura Psíquica.. O Conceito Central é significadamente o Inconsciente Estruturado, Imaginário, Simbólico e Real. Quanto a Trannsferência e Contra-Transferência para Lacan esta são Centrais, com Integração do Analista na Análise. A Relaçao com o Paciente é o Analista como o outro e Foco na Linguagem  e Discurso.

Nas Escola Behaviorista:

4. Ivan Pavlov - Behaviorismo Clássico, com ênfase nos Reflexos Condicionados, que resultou na Aprednizagem do Condicionamento Clássico, onde o ambiente é responsável pelo estimulo. Há pouca ênfase na Cognição, com o Comportamento sendo determinado. A ênfase são nas respostas automáticas pelo condicionamento.

5. John B. Watson - Considerado o fundador do Behaviorismo Clássico. A principal diferença entre ele e Pavlov é que este na Rússia, estava interessado em estudar enzimas e por acaso, observou reações fisiológicas e psicológicas nos animais, passando a focar no aprendizado involuntário e reflexo. Watson faz uma abordagem mais profunda, argumentando que a psicologia deveria ser levado em conta, passando a analisar os comportamentos observáveis e mensuráveis, mas excluindo estados mentais internos, emoções e pensamentos.

6. B.F. Skinner: Criador do Behaviorismo Radical. A sua ênfase foi no Comportamento Observável, através da lógica: reforço e consequências do comportamento. Aborda o Comportamento e Condicionamento Operante, tendo o ambiente como fonte das Contingências e dos Reforços e Punições. Pouca ênfase na Cognição.

7. Albert Bandura - Teoria da Aprendizagem Social - Sua ênfase portanto foi no processo de Aprendizagem, nos Processos Cognitivos, através da modelagem e autorregulação.  Considera o ambiente  como influência indireta, e destaca as interações sociais, crenças,... Assim o comportamento é influenciado por cognições e escolhas. Sua teoria e Social-Cognitiva integrado com Behaviorismo e Cognitivismo.

 

 

As Escolas da Psicanálise abordadas na lição foram:

  1. Sigmund Freud - No final do século XIX, funda a Psicanálise Clássica, tendo com conceito central o inconsciente. Publica estudos que chama 1a tópica (Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente) e posteriormente a 2a tópica ( Id, Ego e Superego) Descreve as Fases do Desenvolvimento ( Oral, Anal, Fálica, Latência e Genital)  Complexo de Édipo. Destaca os Mecanismos de Defesa. Para Freud a Transferência e Contra Transferência eram presentes e cruciais, formando um tripé: Associação Livre, A Analise da Transferência e a Interpretação. A Relação com o paciente é Neutro e Interpretativo, pouca ênfase na linguagem. Foco nas Fases de Desenvolvimento e Sexualidade.
  2.  Melanie Klein - Década de 1920 - funda a Psicanálise Kleiniana, com conceito central a Posição Depressiva e a Esquizoparanoide, dando ênfase nas Fantasias e Relações Objetais. Com relação a Transferência e Contra Transferência, assim como Freud achava Presente e Crucial.Em relaçao ao paciente o terapeuta é como um Objeto Auxiliar, com Integração da Análise e a Ativação da Identificação Projetiva. Com relação a linguagem segue como Freud, considerando esta com menor ênfase. Suas raízes são Freudianas.
  3. Jackes Lacan: Década de 1950 - Fundador da Psicanálise Lacaniana. Ele faz uma reinterpretação da Psicanálise Freudiana, com ênfase na Linguagem e Estrutura Psíquica.. O Conceito Central é significadamente o Inconsciente Estruturado, Imaginário, Simbólico e Real. Quanto a Trannsferência e Contra-Transferência para Lacan esta são Centrais, com Integração do Analista na Análise. A Relaçao com o Paciente é o Analista como o outro e Foco na Linguagem  e Discurso.

Nas Escola Behaviorista:

4. Ivan Pavlov - Behaviorismo Clássico, com ênfase nos Reflexos Condicionados, que resultou na Aprednizagem do Condicionamento Clássico, onde o ambiente é responsável pelo estimulo. Há pouca ênfase na Cognição, com o Comportamento sendo determinado. A ênfase são nas respostas automáticas pelo condicionamento.

5. John B. Watson - Considerado o fundador do Behaviorismo Clássico. A principal diferença entre ele e Pavlov é que este na Rússia, estava interessado em estudar enzimas e por acaso, observou reações fisiológicas e psicológicas nos animais, passando a focar no aprendizado involuntário e reflexo. Watson faz uma abordagem mais profunda, argumentando que a psicologia deveria ser levado em conta, passando a analisar os comportamentos observáveis e mensuráveis, mas excluindo estados mentais internos, emoções e pensamentos.

6. B.F. Skinner: Criador do Behaviorismo Radical. A sua ênfase foi no Comportamento Observável, através da lógica: reforço e consequências do comportamento. Aborda o Comportamento e Condicionamento Operante, tendo o ambiente como fonte das Contingências e dos Reforços e Punições. Pouca ênfase na Cognição.

7. Albert Bandura - Teoria da Aprendizagem Social - Sua ênfase portanto foi no processo de Aprendizagem, nos Processos Cognitivos, através da modelagem e autorregulação.  Considera o ambiente  como influência indireta, e destaca as interações sociais, crenças,... Assim o comportamento é influenciado por cognições e escolhas. Sua teoria e Social-Cognitiva integrado com Behaviorismo e Cognitivismo.