Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaPrincípios da Imagem PessoalEspelho
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Espelho

O espelho:  é importante resaltar que o espelhamento não se " limita" a penas a psicologia, é uma tema amplamente descutico na Psicanálise. Nem sempre as coisas são como Realmente são, como em um espelho, a imagem do eu idealizado.

Segundo Jacques Lacan , situou o eu como instância do imaginário, ou seja, no campo do desconhecido, da ilusão e da alienação, cuja fase denominou de , o  estádio do espelho, o formador da função do eu. Este estádio ocorre , entre os 06 e dezoito meses, quando diante do espelho , oportuniza um espetáculo fascinante , onde ainda não controla a marcha (parte motora), e nem possui uma postura equilibrada ereta,  mas consegue reconhecer sua imagem refletida diante do espelho , sustentando sua postura. Segundo Lacan, o bebê supera , os entraves deste apoio, para sustentar sua postura, numa posição mais ou menos inclinada e resgatar , para fixá-lo , num aspecto instantâneo da imagem. Podemos entender também que o espelho desta experiência, vai além, tudo aquilo que é capaz de de volver para a criança a sua imagem, ajudando a se reconhecer e distinguir se do outro, grupo ou olhar do outro. Essa experiência se desdobra em muitas situações e se torna um modelo para o seu corpo numa ilusão de unicidade , seu eu antes de determinação do social.