Estádio do Espelho
Citação de Rosa Cris em janeiro 24, 2025, 3:36 amA psicanalista Maria Homem de Melo fala dessa fase como um estadiamento, uma fase na qual atravessamos algo, o espelho, remetendo ao "espelho de Alice" para nos tornarmos uma outra coisa.
Trata-se de um momento de formação do eu que se dá a partir de uma identificação com uma imagem de si mesmo refletida que representa o eu e ao mesmo tempo o outro. Aquilo que vejo e que sou eu, nomeado e narrado pelo outro, idealizado, fetichizado. Por isso também, o espelho conversa com o eu ideal e o ideal de eu e portanto irá reverberar na capacidade do amar e formação da instância egóica.
A psicanalista Maria Homem de Melo fala dessa fase como um estadiamento, uma fase na qual atravessamos algo, o espelho, remetendo ao "espelho de Alice" para nos tornarmos uma outra coisa.
Trata-se de um momento de formação do eu que se dá a partir de uma identificação com uma imagem de si mesmo refletida que representa o eu e ao mesmo tempo o outro. Aquilo que vejo e que sou eu, nomeado e narrado pelo outro, idealizado, fetichizado. Por isso também, o espelho conversa com o eu ideal e o ideal de eu e portanto irá reverberar na capacidade do amar e formação da instância egóica.