estádio do espelho
Citação de Luciane Rekbaim em maio 9, 2025, 12:36 amNa psicanálise, a imagem pessoal vai muito além do espelho. Ela não se resume à roupa do dia ou ao cabelo arrumado — é uma mistura delicada entre o que mostramos, o que escondemos e, principalmente, o que nem sabemos que carregamos.
Na psicanálise, a imagem pessoal vai muito além do espelho. Ela não se resume à roupa do dia ou ao cabelo arrumado — é uma mistura delicada entre o que mostramos, o que escondemos e, principalmente, o que nem sabemos que carregamos.
Citação de Maria Angélica Beraldo em maio 9, 2025, 11:16 pmEsse estudo me fez lembrar do conto "o Espelho" de Machado de Assis. Machado antecipa com impressionante sutileza os dilemas do sujeito moderno que Lacan descreve décadas depois: a identidade como construção imaginária, dependente do olhar do outro, e a cisão entre o eu profundo e a imagem social. A psicanálise lacaniana permite uma leitura do conto que evidencia a fragilidade e a teatralidade do eu, sempre preso a imagem e signos exteriores.
Esse estudo me fez lembrar do conto "o Espelho" de Machado de Assis. Machado antecipa com impressionante sutileza os dilemas do sujeito moderno que Lacan descreve décadas depois: a identidade como construção imaginária, dependente do olhar do outro, e a cisão entre o eu profundo e a imagem social. A psicanálise lacaniana permite uma leitura do conto que evidencia a fragilidade e a teatralidade do eu, sempre preso a imagem e signos exteriores.