Estádio do Espelho de Jacques Lacan
Citação de Juliana Lacerda em setembro 3, 2024, 3:41 amA Teoria do Estádio do Espelho de Jacques Lacan é um conceito fundamental na psicanálise, apresentado por ele em 1936. Lacan propõe que, entre os 6 e 18 meses de idade, a criança passa por um momento crucial de desenvolvimento psicológico ao se reconhecer pela primeira vez no espelho. Esse reconhecimento não é apenas visual, mas envolve a percepção do próprio corpo como uma entidade unificada, diferente do mundo ao seu redor.
Antes desse estágio, a criança tem uma experiência fragmentada de seu corpo, mas ao se ver no espelho, ela começa a se identificar com essa imagem completa, apesar de ainda não ter controle total sobre seu corpo. Essa identificação marca o início da formação do "eu" ou do ego, criando uma relação de ambivalência, já que a criança vê sua imagem como algo ideal, mas também distante de sua realidade física.
Lacan argumenta que essa experiência do espelho inaugura a entrada da criança na ordem simbólica, ou seja, na estrutura social e linguística, onde ela começa a perceber-se como um sujeito separado dos outros. Esse processo é crucial para o desenvolvimento da identidade, mas também gera uma tensão constante entre a imagem idealizada que o sujeito tem de si mesmo e suas limitações reais.
A Teoria do Estádio do Espelho de Jacques Lacan é um conceito fundamental na psicanálise, apresentado por ele em 1936. Lacan propõe que, entre os 6 e 18 meses de idade, a criança passa por um momento crucial de desenvolvimento psicológico ao se reconhecer pela primeira vez no espelho. Esse reconhecimento não é apenas visual, mas envolve a percepção do próprio corpo como uma entidade unificada, diferente do mundo ao seu redor.
Antes desse estágio, a criança tem uma experiência fragmentada de seu corpo, mas ao se ver no espelho, ela começa a se identificar com essa imagem completa, apesar de ainda não ter controle total sobre seu corpo. Essa identificação marca o início da formação do "eu" ou do ego, criando uma relação de ambivalência, já que a criança vê sua imagem como algo ideal, mas também distante de sua realidade física.
Lacan argumenta que essa experiência do espelho inaugura a entrada da criança na ordem simbólica, ou seja, na estrutura social e linguística, onde ela começa a perceber-se como um sujeito separado dos outros. Esse processo é crucial para o desenvolvimento da identidade, mas também gera uma tensão constante entre a imagem idealizada que o sujeito tem de si mesmo e suas limitações reais.
Citação de Luiz Henrique Guimaraes Teixeira em setembro 3, 2024, 9:08 amConcordo com Lacan, sobre o Estádio do Espelho
Concordo com Lacan, sobre o Estádio do Espelho
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