Eu e o conceito da personalidade
Citação de WANDERSON CORDEIRO em janeiro 20, 2026, 9:22 pmO conceito do Eu refere-se à construção da identidade do indivíduo, ou seja, à maneira como a pessoa se reconhece e se percebe como um sujeito singular. Ele envolve a consciência de si, a autoimagem, os sentimentos, os valores e a percepção do próprio lugar no mundo. Esse conceito se forma ao longo do desenvolvimento, especialmente a partir das relações com o outro, sendo fundamental para a autonomia emocional e para a organização da vida psíquica.
A personalidade corresponde ao conjunto relativamente estável de características psíquicas que orientam o modo de pensar, sentir e agir do indivíduo. Ela é resultado da interação entre fatores biológicos, experiências vividas e influências sociais e culturais. A personalidade expressa, na prática, o conceito do Eu, manifestando-se nos comportamentos, nas escolhas e nas formas de relacionamento.
Em síntese, o Eu diz respeito à identidade e à percepção interna que o sujeito tem de si mesmo, enquanto a personalidade representa a expressão externa e dinâmica dessa identidade no mundo.
O conceito do Eu refere-se à construção da identidade do indivíduo, ou seja, à maneira como a pessoa se reconhece e se percebe como um sujeito singular. Ele envolve a consciência de si, a autoimagem, os sentimentos, os valores e a percepção do próprio lugar no mundo. Esse conceito se forma ao longo do desenvolvimento, especialmente a partir das relações com o outro, sendo fundamental para a autonomia emocional e para a organização da vida psíquica.
A personalidade corresponde ao conjunto relativamente estável de características psíquicas que orientam o modo de pensar, sentir e agir do indivíduo. Ela é resultado da interação entre fatores biológicos, experiências vividas e influências sociais e culturais. A personalidade expressa, na prática, o conceito do Eu, manifestando-se nos comportamentos, nas escolhas e nas formas de relacionamento.
Em síntese, o Eu diz respeito à identidade e à percepção interna que o sujeito tem de si mesmo, enquanto a personalidade representa a expressão externa e dinâmica dessa identidade no mundo.