Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Eu e Personalidade

A psicanálise explica brilhantemente como essa construção do Eu na identificação com o outro.
As pessoas atormentadas por dor e mal-estar orgânico ou por fantasias hipocondríacas retiram a libido dos objetos do mundo externo, concentrando-a no próprio eu.
A interação do Eu com o outro sempre se dá nesse plano imaginário. O homem moral, que introjetou o Supereu, que lhe dita condutas, não necessariamente superou a identificação com seu Eu ideal.
A infância tem papel essencial na formação da personalidade. Para Freud, a infância já é um lugar da sexualidade, do desejo, das pulsões. E os eventos da infância, mesmo quando "esquecidos" (recalcados), perdurar por toda nossa vida.

Sim, entendi da mesma forma, mas acredito que a proposta da psicanálise em relação aos traumas se infância é  interromper o processo contínuo do uso de mecanismo de defesa, assim o sujeito poderá ter uma vida estável e normal em relação ao trauma e a dor vivida na infância, ou seja, não  mais levará isso para toda a vida, passa a viver normalmente enfrentando a realidade.