Eu e personalidade
Citação de Acacio Giovanelli em outubro 20, 2025, 6:07 pmNa psicanálise, o “eu” (ego) é a instância que se forma a partir do corpo e das relações com o mundo, mediando os impulsos do id, as exigências do superego e as limitações da realidade. Ele não é algo fixo, mas dinâmico e em constante transformação. Já a personalidade é o resultado dessas interações entre id, ego e superego — um conjunto em movimento, moldado pelas experiências, pelas repressões e pelos conflitos psíquicos ao longo da vida. Assim, tanto o eu quanto a personalidade são construções plásticas, que se desenvolvem até o último instante da existência humana.
Na psicanálise, o “eu” (ego) é a instância que se forma a partir do corpo e das relações com o mundo, mediando os impulsos do id, as exigências do superego e as limitações da realidade. Ele não é algo fixo, mas dinâmico e em constante transformação. Já a personalidade é o resultado dessas interações entre id, ego e superego — um conjunto em movimento, moldado pelas experiências, pelas repressões e pelos conflitos psíquicos ao longo da vida. Assim, tanto o eu quanto a personalidade são construções plásticas, que se desenvolvem até o último instante da existência humana.