Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

eu e personalidade

Neste módulo entendi um pouco mais sobre como atua a "mente" com todos seus componentes e estruturas.
Entendi as divisões que Freud traz , para esclarecer como o Eu se forma e se movimenta, como percebemos e nos colocamos na vida.
Tenho utilizado bastante todo esse entendimento para fazer autoanálise e está funcionando bem, pois tenho conseguido ver de onde vem as pulsões, consigo perceber todos os gatilhos que a vida promove "para eu ficar louca", e estou conseguindo parar e racionalizar o que está acontecendo e consigo tomar decisões concientes antes de agir a partir do Id. Este também está muito claro, e estou conseguindo perceber o que  vem do Id (que seriam algumas ilusões e invenções), como meu Ego se apresenta para me trazer a melhor ação (atualmente também to conseguindo perceber o que é sensato como ação do Ego, algo que seja realmente para ir bem em sociedade e quando o Ego está querendo agir a partir de estruturas antigas formuladas para  ataque e autodefesa).
Quando se toma conciencia disto é maravilhoso, porque começo a conseguir escolher qual atitude ter perante as circunstâncias impostas pela vida, e isso me da imenso poder de escolher como me sentir, porque  quando acontecia um problema, minha tendência era ir para o campo da <vítima, e agora tenho conseguido olhar com clareza para a situação sem ficar abalada.
Entendendo como o Eu e a personalidade se forma e atua, consigo ver o que realmente sou eu e o que é colagem, copias indesejáveis que acabam formando quem eu sou por pura inconsciência e falta de escolha na constituição. Mas quando começo a entender e reconhecer tudo, começo a escolher o quero que fique, o que quero adicionar e o que quero descartar. Descartar essas impressões feitas desde a constituição é bem trabalhoso e exige bastante dedicação, mas vale a pena integramente.