Eu ideal e Ideal do eu
Citação de Nathy carvalho em maio 5, 2022, 5:53 pmO Eu ideal somos nós como objeto um objeto para o outro, aquilo que completa a expectativa que o outro tem sobre nós e que achamos que uma vez feito isso a nossa divisão, a nossa castração, a nossa angustia ela vai cessar. Então é para esse lugar que a gente recorre diante do desamparo.
Já o Ideal do Eu é uma instância secundária, ela é formada a partir do complexo de Édipo e tem a ver com uma substiruição simbólica justamnete desse narcisismo primário.
O Ideal do Eu é uma espécie de substituto dessa cena inicial em que nossos pais e nossas mães são seus suprimos em bondade, poder e autoridade e que em algum momento vamos ver que eles são apenas humanos .
O Eu ideal somos nós como objeto um objeto para o outro, aquilo que completa a expectativa que o outro tem sobre nós e que achamos que uma vez feito isso a nossa divisão, a nossa castração, a nossa angustia ela vai cessar. Então é para esse lugar que a gente recorre diante do desamparo.
Já o Ideal do Eu é uma instância secundária, ela é formada a partir do complexo de Édipo e tem a ver com uma substiruição simbólica justamnete desse narcisismo primário.
O Ideal do Eu é uma espécie de substituto dessa cena inicial em que nossos pais e nossas mães são seus suprimos em bondade, poder e autoridade e que em algum momento vamos ver que eles são apenas humanos .