Eu persona
Citação de WANDERSON CORDEIRO em janeiro 19, 2026, 7:37 pmO conceito do Eu refere-se à forma como o indivíduo percebe, compreende e atribui significado a si mesmo. Envolve a consciência da própria identidade, das características pessoais, dos valores, das emoções e dos papéis sociais. Esse conceito é construído ao longo da vida por meio das experiências, das relações interpessoais e do reconhecimento do outro, sendo fundamental para a autoestima e para a autonomia emocional.
A personalidade, por sua vez, corresponde ao conjunto relativamente estável de traços, padrões de comportamento, pensamentos e sentimentos que caracterizam a maneira como a pessoa reage ao mundo e se relaciona com ele. Ela resulta da interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais, organizando o modo singular de agir, sentir e pensar de cada indivíduo.
Em síntese, o Eu diz respeito à consciência e à identidade subjetiva do sujeito, enquanto a personalidade expressa essa identidade na prática, por meio de comportamentos e atitudes observáveis.
O conceito do Eu refere-se à forma como o indivíduo percebe, compreende e atribui significado a si mesmo. Envolve a consciência da própria identidade, das características pessoais, dos valores, das emoções e dos papéis sociais. Esse conceito é construído ao longo da vida por meio das experiências, das relações interpessoais e do reconhecimento do outro, sendo fundamental para a autoestima e para a autonomia emocional.
A personalidade, por sua vez, corresponde ao conjunto relativamente estável de traços, padrões de comportamento, pensamentos e sentimentos que caracterizam a maneira como a pessoa reage ao mundo e se relaciona com ele. Ela resulta da interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais, organizando o modo singular de agir, sentir e pensar de cada indivíduo.
Em síntese, o Eu diz respeito à consciência e à identidade subjetiva do sujeito, enquanto a personalidade expressa essa identidade na prática, por meio de comportamentos e atitudes observáveis.