Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

"Eu sou meu corpo

Nesta unidade estudamos um diálogo entre a psicanálise de Freud e a neurociência de António Damásio, comparando os conceitos de Eu (Freud) e Self (Damásio). Ambos autores partem da ideia de que a subjetividade nasce do corpo, mais especificamente das sensações corporais como prazer, desprazer e tato.

Freud concebe o Eu-corporal como uma projeção mental da superfície do corpo, constituído a partir das experiências sensoriais iniciais. Já Damásio descreve o protosself como o nível mais primitivo do self, responsável por mapear constantemente o estado do corpo — é inconsciente, mas serve de base para o self consciente.

Ambos reconhecem que a pele e os sentidos táteis são fundamentais para a constituição da consciência de si. Freud fala do Eu como instância psíquica que regula as exigências pulsionais e a realidade, enquanto Damásio enxerga o self como resultado da integração entre corpo, cérebro e emoções.

Diferenças entre Id, Ego e Superego (Segundo Freud)

• Id (Isso): É a instância mais primitiva e inconsciente da mente. Fonte das pulsões (sexuais e agressivas), opera pelo princípio do prazer e não reconhece limites morais ou realistas. Ex: desejos, impulsos brutos, instintos.

• Ego (Eu): Surge a partir do Id, mas atua como um mediador entre as exigências pulsionais, o mundo externo e o Superego. Age segundo o princípio da realidade, tentando satisfazer os desejos de forma socialmente aceitável.

• Superego: Representa a instância moral. Formado a partir das figuras parentais e normas sociais, funciona como consciência moral e ideal do Eu. Reprime os desejos do Id e julga as ações do Ego.

📌 Resumo simples:
O Id quer tudo, o Superego diz "isso é errado", e o Ego tenta resolver a briga sem enlouquecer.