Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

“Eu sou meu corpo: o conceito de eu em Freud e de self em Damásio”

🧠 Freud – O Eu e o Corpo

• Para Freud, o Eu não nasce pronto: ele se forma a partir das experiências corporais (prazer/desprazer).

• O conceito de Eu-corporal descreve o Eu como uma projeção mental da superfície corporal, principalmente da pele, que atua como limite entre o interno e o externo.

• Freud identifica três níveis psíquicos: percepção, inconsciente e pré-consciência.

• O Eu freudiano opera como mediador entre as exigências do Isso, do Supereu e da realidade, com grande parte de seu funcionamento sendo inconsciente.

🧬 Damásio – Self e Consciência

• Damásio propõe três níveis:

1. Protosself: base inconsciente formada por representações corporais.

2. Self central: sensação de si no aqui e agora.

3. Self autobiográfico: narrativa consciente de si com memória e linguagem.

• Emoções e sentimentos são fundamentais para a tomada de decisão e para a formação do self.

• O corpo é referência essencial na construção da identidade e da consciência.

🔗 Ressonâncias entre Freud e Damásio

• Ambos partem do corpo como base para constituição do eu/self.

• A pele tem papel importante como interface entre interior e exterior.

• Freud fala em Eu inconsciente, enquanto Damásio reserva o termo inconsciente para processos não acessíveis pela linguagem, mas baseados em registros corporais.

• Enquanto Freud se ancora na psicanálise, Damásio propõe uma leitura neurobiológica.

💡 Conclusão
Apesar das diferenças epistemológicas, Freud e Damásio compartilham a ideia de que o corpo é a base para a formação do sujeito. O estudo propõe uma interlocução enriquecedora entre psicanálise e neurociência, sem pretensão de fusão teórica, mas com potencial para novas perguntas e caminhos investigativos.