“Eu sou meu corpo: o conceito de eu em Freud e de self em Damásio”
Citação de Renata Marcelo dos Santos de Almeida em junho 2, 2025, 2:44 pm🧠 Freud – O Eu e o Corpo
Para Freud, o Eu não nasce pronto: ele se forma a partir das experiências corporais (prazer/desprazer).
O conceito de Eu-corporal descreve o Eu como uma projeção mental da superfície corporal, principalmente da pele, que atua como limite entre o interno e o externo.
Freud identifica três níveis psíquicos: percepção, inconsciente e pré-consciência.
O Eu freudiano opera como mediador entre as exigências do Isso, do Supereu e da realidade, com grande parte de seu funcionamento sendo inconsciente.
🧬 Damásio – Self e Consciência
Damásio propõe três níveis:
Protosself: base inconsciente formada por representações corporais.
Self central: sensação de si no aqui e agora.
Self autobiográfico: narrativa consciente de si com memória e linguagem.
Emoções e sentimentos são fundamentais para a tomada de decisão e para a formação do self.
O corpo é referência essencial na construção da identidade e da consciência.
🔗 Ressonâncias entre Freud e Damásio
Ambos partem do corpo como base para constituição do eu/self.
A pele tem papel importante como interface entre interior e exterior.
Freud fala em Eu inconsciente, enquanto Damásio reserva o termo inconsciente para processos não acessíveis pela linguagem, mas baseados em registros corporais.
Enquanto Freud se ancora na psicanálise, Damásio propõe uma leitura neurobiológica.
💡 Conclusão
Apesar das diferenças epistemológicas, Freud e Damásio compartilham a ideia de que o corpo é a base para a formação do sujeito. O estudo propõe uma interlocução enriquecedora entre psicanálise e neurociência, sem pretensão de fusão teórica, mas com potencial para novas perguntas e caminhos investigativos.
🧠 Freud – O Eu e o Corpo
-
Para Freud, o Eu não nasce pronto: ele se forma a partir das experiências corporais (prazer/desprazer).
-
O conceito de Eu-corporal descreve o Eu como uma projeção mental da superfície corporal, principalmente da pele, que atua como limite entre o interno e o externo.
-
Freud identifica três níveis psíquicos: percepção, inconsciente e pré-consciência.
-
O Eu freudiano opera como mediador entre as exigências do Isso, do Supereu e da realidade, com grande parte de seu funcionamento sendo inconsciente.
🧬 Damásio – Self e Consciência
-
Damásio propõe três níveis:
-
Protosself: base inconsciente formada por representações corporais.
-
Self central: sensação de si no aqui e agora.
-
Self autobiográfico: narrativa consciente de si com memória e linguagem.
-
-
Emoções e sentimentos são fundamentais para a tomada de decisão e para a formação do self.
-
O corpo é referência essencial na construção da identidade e da consciência.
🔗 Ressonâncias entre Freud e Damásio
-
Ambos partem do corpo como base para constituição do eu/self.
-
A pele tem papel importante como interface entre interior e exterior.
-
Freud fala em Eu inconsciente, enquanto Damásio reserva o termo inconsciente para processos não acessíveis pela linguagem, mas baseados em registros corporais.
-
Enquanto Freud se ancora na psicanálise, Damásio propõe uma leitura neurobiológica.
💡 Conclusão
Apesar das diferenças epistemológicas, Freud e Damásio compartilham a ideia de que o corpo é a base para a formação do sujeito. O estudo propõe uma interlocução enriquecedora entre psicanálise e neurociência, sem pretensão de fusão teórica, mas com potencial para novas perguntas e caminhos investigativos.