EU SOU MEU PRÓPRIO CORPO:
Citação de Alan Silva em setembro 18, 2025, 11:23 pmO artigo faz uma comparação entre as duas formas de pensar: o "EU", por Freud falando sobre os conceitos do eu, de acordo com a psicanálise e O conceito do Self, por Damásio, de acordo com a neurociência.
A ideia central é mostrar que, tanto para Freud como para Damásio, o corpo é a base do que somos. Com o tempo, o eu se desenvolve e passa a mediar os desejos inconscientes do ID, as exigências morais do supereu e a realidade externa.
Mesmo sendo responsável pela consciência, Freud afirma que o eu também é em grande parte inconsciente.
O artigo faz uma comparação entre as duas formas de pensar: o "EU", por Freud falando sobre os conceitos do eu, de acordo com a psicanálise e O conceito do Self, por Damásio, de acordo com a neurociência.
A ideia central é mostrar que, tanto para Freud como para Damásio, o corpo é a base do que somos. Com o tempo, o eu se desenvolve e passa a mediar os desejos inconscientes do ID, as exigências morais do supereu e a realidade externa.
Mesmo sendo responsável pela consciência, Freud afirma que o eu também é em grande parte inconsciente.
Citação de lucianacarolf em setembro 26, 2025, 5:30 pmCitação de Alan Silva em setembro 18, 2025, 11:23 pmO artigo faz uma comparação entre as duas formas de pensar: o "EU", por Freud falando sobre os conceitos do eu, de acordo com a psicanálise e O conceito do Self, por Damásio, de acordo com a neurociência.
Mesmo sendo responsável pela consciência, Freud afirma que o eu também é em grande parte inconsciente.Entendo que, a personalidade pode ser entendida como o conjunto organizado e relativamente estável das formas de sentir, pensar e agir de um indivíduo.
Ela é resultado da interação entre:
- Estrutura psíquica (neurose, psicose, perversão);
- Experiências de vida e identificações e que dá o formato ao corpo - Conforme explicado no livro de Gabor Maté: O corpo diz não e também outra literatura de Pierre Weil e Roland Tompakow: O corpo fala ;
- Modos de lidar com conflitos inconscientes.
Claro, é menos rígida que o conceito de estrutura e mais próxima daquilo que aparece como “estilo de ser” de cada pessoa.
Citação de Alan Silva em setembro 18, 2025, 11:23 pmO artigo faz uma comparação entre as duas formas de pensar: o "EU", por Freud falando sobre os conceitos do eu, de acordo com a psicanálise e O conceito do Self, por Damásio, de acordo com a neurociência.
Entendo que, a personalidade pode ser entendida como o conjunto organizado e relativamente estável das formas de sentir, pensar e agir de um indivíduo.
Ela é resultado da interação entre:
- Estrutura psíquica (neurose, psicose, perversão);
- Experiências de vida e identificações e que dá o formato ao corpo - Conforme explicado no livro de Gabor Maté: O corpo diz não e também outra literatura de Pierre Weil e Roland Tompakow: O corpo fala ;
- Modos de lidar com conflitos inconscientes.
Claro, é menos rígida que o conceito de estrutura e mais próxima daquilo que aparece como “estilo de ser” de cada pessoa.