Eu x Self
Citação de Viviane Jordão Moro em janeiro 11, 2025, 11:32 pmO artigo sugere que Freud e Damásio convergem na ideia de que o corpo é o alicerce para a construção do "eu". Ambos reconhecem que as experiências subjetivas e a consciência estão profundamente enraizadas na dimensão corporal. Contudo, Damásio acrescenta uma base biológica e neurocientífica à visão de Freud, ampliando a compreensão da relação corpo-mente.
O corpo é central na formação da identidade, tanto no âmbito psicanalítico quanto no neurocientífico. Freud e Damásio, cada um à sua maneira, ressaltam que o "eu" ou "self" não pode ser compreendido sem considerar a interdependência entre corpo, mente e ambiente.
O artigo sugere que Freud e Damásio convergem na ideia de que o corpo é o alicerce para a construção do "eu". Ambos reconhecem que as experiências subjetivas e a consciência estão profundamente enraizadas na dimensão corporal. Contudo, Damásio acrescenta uma base biológica e neurocientífica à visão de Freud, ampliando a compreensão da relação corpo-mente.
O corpo é central na formação da identidade, tanto no âmbito psicanalítico quanto no neurocientífico. Freud e Damásio, cada um à sua maneira, ressaltam que o "eu" ou "self" não pode ser compreendido sem considerar a interdependência entre corpo, mente e ambiente.