Explicação do Eu e da Personalidade
Citação de Maria Jeane Gomes Lima em janeiro 29, 2026, 8:13 pmExplicação do Eu e da Personalidade
A psicanálise, teoria desenvolvida por Sigmund Freud, estrutura a personalidade em três instâncias interdependentes: Id, Eu (Ego) e Supereu (Superego).O Id
É a parte mais primitiva e inata da personalidade, presente desde o nascimento.
O Eu
Desenvolve-se a partir do Id nas primeiras semanas ou meses de vida, orientado. O Eu busca satisfazer os desejos do Id de forma segura, realista e socialmente aceitável, atuando tanto no inconsciente quanto no consciente.
O Supereu
Surge por volta dos 5 anos de idade, resultado da internalização das normas, valores e ideais da sociedade, transmitidos principalmente pelos pais ou figuras de autoridade. É composto pela consciência moral e pelo ideal do eu, julgando as ações do Eu como boas ou más, gerando sentimentos de culpa ou orgulho.A dinâmica entre essas três instâncias forma a personalidade: conflitos entre elas podem levar a ansiedades, e mecanismos de defesa do Eu são ativados para reduzir esse desconforto, como repressão, negação e
Explicação do Eu e da Personalidade
A psicanálise, teoria desenvolvida por Sigmund Freud, estrutura a personalidade em três instâncias interdependentes: Id, Eu (Ego) e Supereu (Superego).
O Id
É a parte mais primitiva e inata da personalidade, presente desde o nascimento.
O Eu
Desenvolve-se a partir do Id nas primeiras semanas ou meses de vida, orientado. O Eu busca satisfazer os desejos do Id de forma segura, realista e socialmente aceitável, atuando tanto no inconsciente quanto no consciente.
O Supereu
Surge por volta dos 5 anos de idade, resultado da internalização das normas, valores e ideais da sociedade, transmitidos principalmente pelos pais ou figuras de autoridade. É composto pela consciência moral e pelo ideal do eu, julgando as ações do Eu como boas ou más, gerando sentimentos de culpa ou orgulho.
A dinâmica entre essas três instâncias forma a personalidade: conflitos entre elas podem levar a ansiedades, e mecanismos de defesa do Eu são ativados para reduzir esse desconforto, como repressão, negação e